Salpicão Marinho. Foto: Felippe Augusto.

Receita do Pinho: Salpicão Marinho

O Natal está se aproximando e eu resolvi presentear vocês com uma receita bem interessante e prática. Eu tinha pensado em fazer esta preparação há bastante tempo. No início iria usar a lagosta e salmão, mas estamos no período de defesa da lagosta, com isso a pesca é proibida pelo IBAMA. Sendo assim, tive que fazer uma leve adaptação.

Usei camarão, mas posso garantir que o resultado ficou espetacular. Saiu o glamour da lagosta, mas com o sabor do camarão. Espero que apreciem a receita e deixo aqui meus votos natalinos para todos vocês, que neste Natal estejamos rodeados das pessoas que amamos e que tenhamos fartura dos nossos melhores sentimentos.

Um Feliz Natal para todos!!!

Ingredientes
-500g de Salmão defumado cortado em cubos médios;
-500g de Camarão descascado e eviscerados;
-3 colheres de sopa de salsão (aipo) picado;
-3 colheres de sopa de pepino japonês picado;
-3 colheres de sopa de maçã verde picada;
-3 colheres de sopa de alcaparras picadas;
-1 colher de sopa de endro (Dill) picado;
-2 colheres de sopa de cebolinha francesa picada;
-1/2 cebola roxa picada;
-1 1/2 de iogurte natural;
-2 colheres de sopa de maionese;
-1 colher de sopa de azeite de oliva;
-1 colher de sopa de mostarda Dijon;
-300ml de caldo de legumes;
-1/2 limão siciliano (sumo e raspas)
-Sal a gosto;
-Pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo
Vamos começar com a base do molho. Em uma tigela de vidro ou inox, adicione o aipo, a maçã verde (uma dica, depois de picar a maçã adicione algumas gotas de limão para que ela não oxide e escureça), o pepino japonês, as alcaparras, o endro e a cebolinha francesa.

Misture delicadamente com uma colher. Adicione o iogurte natural e misture para incorporar todos os ingredientes. Adicione a maionese, o azeite de oliva e a mostarda e misture mais uma vez até que a mistura fique homogênea. Adicione o sumo e as raspas do limão siciliano e misture mais uma vez.

Experimente, adicione a pimenta do reino e corrija o sal, se necessário, lembrando que as alcaparras já possuem bastante sal. Reserve a mistura em local refrigerado.

Em uma frigideira (sauté), adicione 2 conchas do caldo de legumes e deixe até levantar fervura. Adicione os camarões e cozinhe nesse líquido por aproximadamente 5 minutos (de 2 a 3 minutos de cada lado). Retire os camarões e reserve em local refrigerado.

Dispense o líquido do cozimento dos camarões, lave a frigideira e repita o processo com os pedaços de salmão defumado. Cozinhe por aproximadamente 8 minutos (4 minutos de cada lado). Retire e coloque em um prato.

Uma dica, caso fique na dúvida se o salmão está cozido por dentro, pode colocá-lo no microondas por 30 segundos e retirar. Após isso com certeza o interior do salmão estará cozido. Reserve em local refrigerado.

Montagem
Em uma travessa de vidro, disponha os camarões e os pedaços de salmão já cozidos. Adicione o molho base feito no início e misture delicadamente para que o salmão não se despedace. Misture até que todos os pedaços de salmão e camarão estejam cobertos. Ou coloque, como vocês podem fazer como eu fiz; usei a concha da vieira.

Uma outra sugestão para servir é colocar um pouco do salpicão marinho em uma tigela e rodear de folhas de endívias e alguns pedaços de limão siciliano. As endívias vão funcionar como barquetes para o salpicão marinho.

Muito bem, espero que tenham gostado da receita e que façam na casa de vocês para o Natal. Bom apetite e até a próxima receita!

*Por Felippe Augusto, o Pinho.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*