Receita do Pinho: Risotto de brie, parma e geleia de pimenta

Receita do Pinho: Risotto de brie, parma e geleia de pimenta

É muito comum depois das comemorações natalinas sobrar algumas das guloseimas que foram preparadas. Em tempos de crise, nada melhor do que aproveitar e transformá-las em receitas saborosas.

Nessa semana recebi uns amigos em casa para uma última confraternização do ano de 2016 e logo pensei em fazer algo que rendesse e ficasse saboroso.

Lembrando que a receita que estou dando pode ser adaptada e ser preparada com os ingredientes que vocês tiverem a disposição. Estou fazendo com esses ingredientes, pois foram os da minha  ceia natalina e a partir da combinação deles tive a vontade de preparar um risotto.

Sou apaixonado pelo sabor do doce com salgado. Acho que funciona muito bem e logo que misturei o queijo, o presunto e dei um toque com a geleia senti que tinha a necessidade de transformar aqueles sabores em um risoto.

O resultado foi melhor do que o esperado e até um dos meus amigos, que normalmente só come um prato e não costuma repetir, dessa vez provou três vezes e arrancou elogios de todos os outros amigos.

Bem, sem mais conversas vamos a receita e aproveito para desejar à todos vocês uma excelente virada de ano e que tenhamos sempre a sabedoria necessária para enfrentar os desafios impostos pela vida. Saúde e que 2017 seja um ano de muitas conquistas para todos nós!

Ingredientes:
– 1/2 cebola picada;
– 1 dente de alho picado;
– 2 xícaras de arroz arbório/carnoroli;
– 1 xícara de vinho branco seco;
– 500ml ou caldo de legumes fervente
– 2 colheres de sopa de manteiga;
– 1/2 colher de sopa de azeite de oliva;
– 200g queijo brie em cubos;
– 6 fatias de presunto de Parma;
– 2 colheres de sopa de  queijo parmesão ralado;
– 2 colheres de sopa de Geléia de Pimenta;
– Sal, bem pouco;
– Pimenta-do-reino à gosto.

Modo de Preparo:
Comece dispondo as fatias do presunto parma em uma assadeira, preferencialmente antiaderente, e asse a 200º C por 20 minutos. Retire do forno, espere esfriar, depois quebre em pedaços pequenos e então reserve.

Em uma panela adicione 1 colher de sopa de manteiga e o azeite. Refogue a cebola até que fiquem translúcidas. Adicione o alho e refogue por mais 2 minutos. Adicione o arroz e refogue por 5 minutos. Adicione o vinho branco e misture até que o arroz tenha absorvido todo o vinho.

Adicione uma conha de caldo de legumes e vá misturando. A partir desse ponto você só vai parar de misturar quando o risoto estiver pronto para ser servido. Vá adicionando gradativamente o caldo de legumes com a concha toda vez que o arroz absorver o caldo.

Este processo deve durar aproximadamente uns 20 minutos, ou até que o arroz esteja al dente.Quando estiver nesse ponto, desligue o fogo, adicione uma parte do presunto parma (guarde um pouco para decorar) e misture até incorporar. Adicione o  queijo brie e misture vigorosamente até que esteja todo dissolvido e a mistura esteja homogênea.

Adicione o parmesão ralado e misture. Experimente, corrija o sal se necessário e adicione a pimenta do reino a gosto. Para finalizar adicione uma colher de sopa de manteiga e misture bem, sirva imediatamente ainda quente.

Montagem:
Em um prato fundo, adicione o risotto e deixe que ele se espalhe naturalmente. Salpique um pouco do presunto parma reservado por cima do risoto. Adicione uma colher de sopa da geleia de pimenta no centro e decore com broto de manjericão ou de rúcula.

Rendimento: 2 porções
Tempo de Preparo: 50 minutos

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*