Ovos de Páscoa sem glúten, lactose e chocolate?

Ovos de Páscoa sem glúten, lactose e chocolate?

Inusitado mas é isso mesmo! Existem ovos de Páscoa e bombons sem chocolate, sem glúten e sem lactose. Empresas apostam em ingredientes alternativos para atingir pessoas com intolerâncias a determinados componentes e o público que prefere produtos da linha light. Mas quem experimenta garante que a doçura da Páscoa permanece.

A empresa especializada em produtos com alfarroba, Carob House, está no mercado desde 2003. A linha de produtos conta com barras, gostas, tablete e pó para uso direto no leite  ou em receitas. Para aqueles que apreciam sabores extras há opções como bombons  com adição de castanha de caju, uva-passa e flocos de arroz, além de damasco e banana cobertos de alfarroba. Os ovos da Carob House podem ser encontrados nas lojas da Mundo Verde.

image

Uma outra opção bem interessante e saudável para esta Páscoa. São os ovos à base de soja. A Nestlé criou a linha de ovos Sollys. O chocolate do produto é fabricado com leite de soja, ideal para quem tem tolerância a lactose. Ele  também é fonte de vitamina C e sem colesterol. Segundo especialista, o valor calórico dos chocolate à base de soja é inferior ao do chocolate tradicional e ao dietético, além do sabor  ser bastante similar ao do convencional de cacau.

image

Conhecido como “Cupulate”, o chocolate de cupuaçu, fruto nativo da Amazônia, já é uma realidade. Após o despolpamento da fruta, elas são fermentadas, torradas e quando moídas geram um produto com composição química e nutricional bem semelhante a do cacau, com sabor e textura parecidos. As sementes do cupuaçu  são ricas em lipídios e proteínas. A linha de produção de cupulete ainda é artesanal. São produzidos em algumas cidades do estado do Pará e a distribuição pelo país ainda é pequena.

image

Curiosidade
O fruto chamado alfarroba é nativa do Mediterrâneo, há mais de cinco mil anos já era utilizado pelos egípcios. Comparada com o cacau, matéria prima do chocolate,  ela tem menor  percentual de gordura: 23% cacau  contra 0,7% alfarroba.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*