Festival reúne encontro da cozinha brasileira em Luís Eduardo Magalhães

Festival reúne encontro da cozinha brasileira em Luís Eduardo Magalhães

Papilote de Pirarucu, chef Edinho Engel. Foto: Divulgação.
Papilote de Pirarucu, chef Edinho Engel. Foto: Divulgação.

Localizada na região oeste da Bahia, a cidade de Luís Eduardo Magalhães, sediará entre os dias 06 e 09 de agosto, o II Festival LEM Gastronomia. Serão quatro dias de celebração da gastronomia com a presença de chefs vindos de outros Estados e participação dos setores econômicos do município como, restaurantes, hotéis e pousadas. O evento mobilizará associações de agricultores familiares e piscicultores da região.

Chef Gilmar Borges. Foto: Divulgação.
Chef Gilmar Borges. Foto: Divulgação.

O Festival contará com aulas-show ministradas por convidados, chefs e profissionais da área, tendo oficinas gastronômicas e rodas de conversas temáticas abertas ao público. O espaço terá com feira-expositiva de produtos alimentícios e de equipamentos para bares, restaurantes e hotéis, feira de produtos da agricultura familiar e da rede de economia solidária. Além das apresentações de grupos culturais nativistas gaúchos e nordestinos, o II Festival LEM Gastronomia, ainda contará com área de lazer infantil e uma tenda de shows, que irão compor o cenário do evento.

Faixada
Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida, em Luís Eduardo Magalhães. Foto: Divulgação.

 

Com o objetivo de pesquisar, registrar e divulgar a gastronomia de raiz do oeste baiano, a segunda edição do evento, resgata a memória e ancestralidade do povo brasileiro, através da culinária em Luís Eduardo Magalhães, cidade formada por pessoas vindas de várias regiões do Brasil. “O II Festival LEM Gastronomia é, sem dúvidas, o encontro da cozinha brasileira”, afirma a chef Rosa Gonçalves, responsável pela coordenação do evento, ao se referir a proposta do Festival em despertar lembranças de cada região ou cidade do país por meio da comida.

Chef Rosa Gonçalves. Foto: Divulgação.
Chef Rosa Gonçalves. Foto: Divulgação.

Missão do Festival

Este ano os chefs terão uma missão ao apresentarem seus pratos, deverão utilizar no mínimo 80% de ingredientes produzidos na região para compor as suas receitas. “A utilização dos insumos locais nas aulas-show e oficinas, pelos chefs é visto como um grande incentivo a gastronomia regional”, afirma o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, ao perceber o Festival como um grande evento que interliga todos os setores de serviço e restaurantes da cidade.

O Festival movimentará a economia do município de Luís Eduardo Magalhães e mobilizará 50% dos piscicultores da cidade. Serão 08 associações e cooperativas de agricultura familiar que participarão do evento com a expectativa de alcançar 12 mil visitantes.

Aula-show. Foto: Divulgação.
Aula-show. Foto: Divulgação.

EVENTO

Festival II LEM Gastronomia

Data: 06 a 09 de agosto de 2015

Local: Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida, em Luís Eduardo Magalhães

Evento gratuito

Acesse as redes sociais do Festival

Facebook: festivallemgastronomia

Instagram: @lemgastronomia

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*