Bacalhau em 500 receitas por chef Vítor Sobral

Bacalhau em 500 receitas por chef Vítor Sobral

Durante viagem à Noruega, o chef português reuniu receitas para livro

 Por Brenda Gomes
brenda@reportergourmet.com.br
Capa do livro As minhas 500 receitas. Autor: SOBRAL, Vítor. 2012 Foto: Divulgação
Capa do livro As minhas 500 receitas. Autor: SOBRAL, Vítor. 2012
Foto: Divulgação

 

Na época em que as pessoas associam o almoço da Semana Santa ao Bacalhau, uma receita diferente com o pescado ajuda muito quem vai cozinhar e quer acertar no preparo. No entanto, na hora de fazer uma receita com esse peixe, alguns cozinheiros são quem fazem uma abacalhoada de si. Para o alívio destes, um dos chefs mais produtivo de Portugal, Vítor Sobral, elencou algumas de suas receitas, no livro, lançado em 2012, intitulado As minhas 500 receitas de bacalhau.

Quando o assunto é Bacalhau, a referência vai para a Noruega e, foi para lá, que o chef Sobral viajou com sua equipe para copilar informações para o seu mais recente livro. Resultou em um exemplar dedicado, exclusivamente, a esse peixe. Quase uma Larousse, de tanta informação, o livro As minhas 500 receitas, do chef Vítor Sobral, reúne explicações sobre as famílias do bacalhau, dicas de dessalga, formas de escolha desse pescado e receitas, que vão de simples a complexas. Só não aparece sobremesa. Fora isso, o leitor tem um menu de opções para fazer em casa.

O chef explica que existe bacalhau seco, seco salgado e fresco. Dentre as receitas do livro, a mais simples de fazer é o bacalhau desfiado (punheta), que não precisa ser demolhado. Já a receita em homenagem a uma das mais importantes escritoras da culinária portuguesa, a Maria de Lourdes Modesto, recebe a tacha de mais difícil de fazer porque exige muitas preparações.

Um prato cheio para quem gosta. Cerca de 90% das receitas foram previamente testadas, exceto as clássicas, como Bacalhau à Brás, que já não exige que seja testado. A produção do livro demorou dois anos para ficar pronta e contou com apoio financeiro e científico do governo Norueguês.

Relação com Brasil

Apesar da naturalidade Portuguesa, Vítor vem muitas vezes ao Brasil, às vezes de 15 em 15 dias ou a cada mês no ano. O motivo: acompanhar, de perto, o funcionamento do seu restaurante, o Tasca da Esquina, localizado na região de Jardins, em São Paulo.

Ficha técnica do livro

Título: As Minhas Receitas de Bacalhau

Autor: SOBRAL, Vítor

Editora:  Senac-SP, 586 p.

Valor: R$ 139,90

Sobre o autor

Vítor Sobral

 

O português Vítor Sobral é chef de cozinha português e colecionador compulsivo de sabores e experiências gustativas. Quem já teve a oportunidade de experimentar suas receitas, diz que ele interpreta a cozinha portuguesa de forma surpreendente e singular.

Foi ainda no começo da vida adulta, aos 21 anos, que Vítor assumiu, pela primeira vez, a função de Chefe de cozinha. Em 1999 foi distinguido como Chefe do ano, pela Academia Portuguesa de Gastronomia. Atualmente, marca presença em diversas mostras internacionais. Além de ser autor do livro Minhas 500 receitas de bacalhau, escreveu outros como: As minhas receitas de Massas; Entre Tachos e Tabuleiros (2012) e A Cozinha de Vitor Sobral (2008).

 

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*