Trip Gourmet: Rota do vinho na Bahia

Trip Gourmet: Rota do vinho na Bahia

Inspirado no roteiro enoturístico do Douro (Portugal), a Bahia possui uma rota especial para os amantes de vinho, chamada Vapor do Vinho. O passeio envolve uma visita técnica com degustação das bebidas produzidas no sertão baiano, na vinícola Ouro Verde. O tour ainda oferece um passeio pela barragem do Sobradinho e ilhas de banho pelo rio São Francisco com direito a buffet de comidas típicas e música a bordo da embarcação.

ponte-juazeiro-petrolina
Ponte que liga Juazeiro a Petrolina. Fotos: Gabrielle Ferreira – Repórter Gourmet

Lançado em 2011, o passeio parte da orla de Juazeiro rumo a vinícola Ouro Verde (grupo Miolo), em Casa Nova. O responsável pelo tour é o juazeirense Luiz Rogério, que durante aproximadamente 30 minutos de viagem em ônibus executivo, conta as histórias e curiosidades da região.

vinicola-2
Entrada da fazenda Ouro Verde, do grupo Miolo. em Casa Nova.

Ao chegar na fazenda os visitantes são  acompanhados por um enólogo que apresenta o processo de produção dos vinhos, brandys (bebida alcoólica produzida a partir da destilação do vinho, que no Brasil é conhecida como conhaque) e espumantes.

Com duração de aproximadamente 1h30 minutos, o tour inicia na área de desengace (separar uva do cacho), esmagamento, prensagem e fermentação. O especialista apresenta o processo de produção inicial, algumas curiosidades como a diferença em produzir vinho tinto, rosé e branco.

galpao-primeiras-fases
Área de desengace (separar uva do cacho), esmagamento e prensagem.

Tinto
As uvas são esmagadas e processadas com a casca. Este processo da vinificação se chama maceração, que através do contato da casca com a bebida é que se adquire a cor do vinho tinto.   

Branco
Para produzir um vinho branco, além de escolher uma casta apropriada, é necessário separar as uvas de suas peles.

Rosé
Pode ser produzido pela mistura do vinho tinto com o branco ou através de uma leve maceração.

enologo-na-sala-de-destilacao
Espaço de destilação do brandy.

Durante a visita, o enólogo apresenta a sala de destilação e envelhecimento, onde fica  armazenado o vinho e o brandy Orborne, que fazenda Ouro Verde ela tem destaque na produção,  além da linha Terra Nova, com o espumante Moscatel, vinho de sobremesa Late Harvest e os tintos das castas Shiraz e Cabernet Sauvignon.

barril

Os visitantes ainda têm a oportunidade conhecerem os espaços para engarrafamento e laboratórios. Em uma sala climatizada, o especialista da Miolo mostra as bebidas carro-chefe da vinícola para sessão de degustação. Ele apresenta as suas características, noções básicas de enologia, como a melhor forma de apreciar o vinho e o brandy. Mas deixa todos muito à vontade para criarem as suas próprias experiências.

turitas
Casal de Brasília provando o brandy.

Na degustação é montada uma mesa com as bebidas produzidas no São Francisco, como o suco de uva 100% integral e sem conservantes da Miolo, o brandy Osborne, o vinho tinto Shyrah e o espumante Moscatel Terra Nova. No final, os visitantes podem aproveitar para fazer as compras na loja da vinícola. Os preços são bem atrativos. Além rótulos locais ainda há outros destaques do grupo Miolo.

Rumo ao Lago Sobradinho

paisagem-2

O próximo destino é a o Lago Sobradinho. Durante o tour está incluso a eclusa, que é a descida e subida de embarcações na barragem, mas quando eu visitei não foi possível fazer este atrativo pois o nível do lago estava muito baixo. Contudo, o passeio não deixou de ser sensacional por isso.

mesa-buffet-2
Parte do buffet do almoço.

A bordo da barca Rio dos Currais é inevitável não contemplar a deslumbrante paisagem do maior lago artificial do mundo, o Sobradinho. Com dia ensolarado a pedida é desfrutar do momento com uma taça de espumante, que é vendido praticamente ao mesmo valor da vinícola, e aproveitar para fazer novas amizades.

espumante-lago

Além da música ao vivo, está incluso no passeio um buffet com uma mesa inicial de frutas e outra com pratos quentes, tendo diversas opções e receitas típicas da região para os turistas experimentarem.Após o almoço, a barca para em uma ilha formada por um banco de areia. Ali todos podem aproveitar para se refrescar no lago e continuar a contemplação a beleza do lago. Por fim, o tour Vapor do Vinho chega ao final. Os turistas que preferirem podem ser deixados em seus respectivos hotéis.

img_0388
Ilha formada por banco de areia onde a barca para e os turistas podem mergulhar no local.

O passeio é uma experiência incrível e se você ficou interessado segue as informações abaixo:

Tour Vapor do Vinho
Preço: R$145,00
Contato: (71) 98805-1809 ou 99147-9991
E-mail: falecom@vapordovinho.com
Site: www.vapordovinho.com

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*