Top chefs de confeiteira se reúnem no Brasil

Top chefs de confeiteira se reúnem no Brasil

Apresentação de chef confeiteiro Antonio Bachour. Fotos: Divulgação.

Uma super dica para estudantes e confeiteiros de plantão: nos dias 09 e 10 de agosto, será realizado um encontro mundial de chefs confeiteiros, em São Paulo. A conferência  The Pastry Lab vai reunir quatro renomados profissionais de nacionalidades diferentes para compartilhar suas experiências e conhecimentos em aulas demonstrativas.

O evento vai ser realizado no auditório da Universidade Anhembi Morumbi, entre às 7h e 17h. Com investimento de R$ 2 mil, os participantes vão ter a oportunidade de conhecer o trabalho dos chefs: Carles Mampel (Espanha); Davide Malizia (Itália); Emmanuel Hamon (França); Ewald Notter (EUA) e Antonio Bachour (Porto Rico). Mais informações: www.altaconfeitaria.com.br.

Em paralelo ao The Pastry Lab vai acontecer o Expo Chocolate e Cake Design Show, entre os dias 9 e 12 de agosto, no shopping Frei Caneca.

 

Conheça os 5 Top chefs

Carles Mampel
Chef Carles Mampel.

Carles Mampel

Chef confeiteiro catalão; suas criações consideram a importância dos detalhes: visual, sabores, texturas e aromas – cada parte tem um objetivo e fazem perfeito sentido.

Carles Mampel foi premiado com o título de Melhor Chef Confeiteiro da Espanha em 1999, além de uma sucessão de outros prêmios internacionais.

Venceu o Champion Pastry chef  da Europa e Américas em 2000. Foi capitão o time espanhol em Las Vegas em 2002; em 2004, o time ficou em segundo lugar. Em 2005, recebeu o prêmio da imprensa de Lyon pelo “o melhor bolo de chocolate do mundo”.

 

 

Davide Malizia
Chef Davide Malizia.

Davide Malizia

Nascido em Roma, na Itália, na vila dos pintores e artistas de cerâmica de Caltagirone. Seguiu seus estudos paralelamente a diferentes experiências de trabalho nas mais famosas confeitarias em hotéis na capital, ficando cada vez mais apaixonado pela arte do açúcar e da escultura artística.

Frequentou escolas de confeitaria profissionais ao redor do mundo (França – Bélgica – Suíça – Espanha – EUA) onde se especializou com grandes artistas internacionais no processamento de açúcar no nível mais alto. Esta profunda paixão o levou a adquirir mais e mais conhecimento sobre a estrutura do açúcar até vencer diversos campeonatos, em 2006, 2007, 2008, 2010, 2012 e 2013.

Hoje, Davide espalha seu pensamento através da experimentação contínua em seu laboratório dedicado ao açúcar artístico, fazendo cursos de imersão total em diferentes escolas de confeitaria do mundo. Sua finalidade é divulgar a arte em açúcar através de suas três regras básicas: paixão, humildade e sonhos.

 

Chef Emmanuel Hamon.

Emmanuel Hamon

Chef patissier francês, é reconhecido mundialmente por combinar sabor, design e originalidade, especialmente em chocolate.

Obteve seu título como chef patissier e chocolatier em 1987. Hoje, é famoso por suas criações requintadas.

É, desde 2013, “Maitre Chocolatier Fino de Aroma“, escolhido para ser o embaixador de uma das mais prestigiadas marcas de chocolate colombianos “Casa Luker” para a Europa e Rússia.

 

 

Ewald Notter
Chef Ewald Notter.

Ewald Notter

Apreciador de cor e texturas e possui sentidos apurados para detalhes. Da mesma forma que artistas plásticos usam acrílicos, óleos ou argila como suas ferramentas, cria suas obras-primas com uma paleta de açúcar e chocolate. É amplamente respeitado como um inovador, tendo introduzido muitas novidades que ajudaram a impulsionar a confeitaria.

Trabalhou e competiu em mais de 15 países, ganhando vários prêmios, incluindo pelo menos 15 medalhas de ouro. Como parte da Seleção 2001 dos EUA em Lyon, França, ele marcou o maior número já registrado de pontos para o açúcar, 699 de 700, ajudando o time EUA alcançar sua primeira e, até agora, única medalha de ouro.

Foi homenageado com o prêmio 5 Star Diamond como “um dos melhores chef confeiteiros do mundo”. Permanece como figura de destaque nas competições mais ilustres, como treinador  e jurado.

Fundador e Diretor de Educação da Notter School of Pastry Arts em Orlando, Florida, uma das mais prestigiadas escolas de confeitaria do mundo.

 

Antonio Bachour
Chef Antonio Bachour.

Antonio Bachour

Chef executivo de confeitaria no St Regis Bal Harbour Hotel; sua carreira começou em Porto Rico onde cresceu e encantou-se pela confeitaria, ainda muito jovem, na padaria de sua família.

Passou os primeiros anos de sua carreira em Porto Rico, como chef
pâtissier no Sand Hotel e Casino e Ritz Carlton. Em 2001 foi chefe patissier executivo no Talula em Miami Beach. Trabalhou no Devito South Beach e Scarpetta em Nova York e em Miami.

Em 2011 foi selecionado pela revista especializada Dessert como um dos Top 10 Chefs de Confeitaria na América.  As sobremesas de Bachour têm sido destaque em inúmeras publicações do segmento de confeitaria, como: Saber y Sabor (Espanha), StarChefs (The Architecture of New York) e National Culinary Review (Revista da Federação Americana de culinária).

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*