Receita do Pinho: Uelinton Nordestino

Receita do Pinho: Uelinton Nordestino

Pessoal, no dia 02 de junho, completei um ano aqui no Repórter Gourmet, compartilhando minhas receitas com vocês e fazendo parte dessa equipe maravilhosa. Para comemorar, comecei a pensar no que fazer, então nada melhor do quê criar uma receita especial para comemorar juntos com vcs essa data especial.

O prato que pensei em fazer surgiu a partir de um conceito interessante que usei para a construção da nova receita: se os clássicos da gastronomia mundial tivessem surgido aqui na Bahia? Usando essa pergunta, fui em busca de produtos locais para montar uma receita que fosse extremamente saborosa.

Então pensei no filé Wellington, que originalmente é feito com filé mignon, uma pasta de cogumelos, presunto de parma e massa folhada. O meu Uelinton foi feito com um filé mignon do Sol (carne do sol de filé mignon), pasta de cebola roxa, envolto em capa de requeijão manteiga e servido com purê de cenoura e aipim confitado em manteiga de garrafa. Ficou muito bom, mas muito bom de verdade!

Gostaria de agradecer a confiança que o Repórter Gourmet depositou em mim ao longo desse um ano e fico na certeza de que novas receitas e projetos surpreendentes surgirão ao longo desse segundo ano de parceria nosso! Obrigado aos nossos leitores e seguidores por acreditarem no trabalho que desenvolvemos e no conteúdo que trazemos para vocês!

Bon apetit!!!

INGREDIENTES 
Filé
400g Filé mignon do sol
03 cebolas roxas
01 dente de alho pequeno
1/2 colher de sopa de Azeite de Oliva
1/2 colher de sopa de manteiga
01 colher de chá de sal
1/4 de xícara de água
03 colheres de sopa de açúcar mascavo
01 colher de chá de pimenta do reino moída
300g de requeijão manteiga ralado

Aipim Confitado
200g de aipim
1 xícara de manteiga de garrafa

Purê de Cenoura
01 cenoura grande
01 colher de sopa de manteiga
sal a gosto
pimenta do reino a gosto

PREPARO
Deixe o filé de molho em água fria e troque essa água a cada 30 minutos. Repita a operação por 3 vezes. Reserve o filé.

Em uma frigideira quente, adicione o azeite e a manteiga, depois refogue a cebola até que comece a ficar translúcida. Adicione o alho e refogue por mais 2 minutos. Adicione o sal, o açúcar mascavo e a pimenta do reino. Misture bem e adicione a água. Deixe cozinhar até fique uma mistura com aspecto de uma geléia espessa. Reserve para esfriar.

Em outra frigideira, sele o filé do sol até que fique num tom dourado amarronzado. Em uma superfície lisa, abra um pedaço de plástico filme e espalhe sobre ele a pasta de cebola feita anteriormente. Coloque o filé selado e enrole o plástico como se estivesse enrolando um rocambole, fechando as laterais e pressionando bastante. Coloque no freezer por uns 30 minutos ou até que consiga retirar o plástico filme e a pasta esteja aderida ao filé. Corte o filé na metade e reserve.

Em um frigideira antiaderente (boa), distribua metade do requeijão ralado e espere que dissolva formando uma crosta dourada na parte em contato com a frigideira. Enrole uma das metades do filé com essa capa de requeijão e repita a mesma operação com a outra metade do requeijão ralado e a metade do filé. Ponha no forno aquecido pouco antes de servir por aproximadamente 10 minutos.

O purê de cenoura é bem simples, enrole a cenoura em um papel alumínio, e asse no forno por 40 minutos ou até que fique bem macia. Transfira a cenoura para um processador de alimentos, adicione a manteiga, o sal e a pimenta do reino. Processe até que obtenha um purê macio e homogêneo. Reserve.

O aipim é mais simples ainda. Coloque os pedaços de aipim cortados, ainda crú, dentro de um saco (tipo zip lock) e algumas gotas de água. Faça um furo com a ponta de uma faca no saco para que o vapor saia durante o processo e coloque no microondas. Cozinhe em passos de 30 segundos.

No meu microondas foram necessários 6 passos de 30 segundos para que o aipim ficasse cozido al dente. Em hipótese alguma coloque o tempo total e deixem cozinhando dentro do microondas. Depois do processo realizado, aqueça a manteiga de garrafa em uma panela pequena e coloque os pedaços de aipim de maneira que fiquem submersos na manteiga e deixe-os lá por aproximadamente 30 minutos. Quanto mais tempo o aipim estiver na manteiga de garrafa mais saboroso ele ficará.

Monte o prato da seguinte maneira, espalhe um pouco do purê de cenoura, coloque alguns pedaços do aipim confitado e um pouco da manteiga de garrafa por cima deles e retire o filé do forno e coloque no prato.

Espero muito que gostem da receita, pois foi escrita com muito carinho e pensada para ficar com um sabor surpreendente.

Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 60 minutos

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*