Receita do Pinho Trouxinha de taioba

Receita do Pinho: Trouxinha de taioba com ragu e musseline de mandioquinha

Olá pessoal! Na semana passada, eu li não sei aonde e também não sei quem escreveu, uma frase mais ou menos assim: “Quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez?”. Na mesma hora ficarei pensando em inúmeras receitas e possibilidades, então lembrei que eu amo rabada, mas nunca tinha feito na vida, logo decidi que teríamos rabada na receita dessa semana.

Tenho que agradecer à um amigo que me conseguiu as folhas de taioba, aliás, ele me deu o pé todo para fazer a receita. Mas caso vc não encontre a taioba, não se preocupe, você pode fazer igual a Bela Gil e substituir por couve!

Brincadeiras a parte, é sério, se não achar a taioba, use a couve, o resultado vai ser bem próximo. Então, havia pensando em fazer essa receita da primeira vez que trabalhei com a taioba, fiz umas adaptações nela de lá para cá e o resultado final vocês conferem agora.

INGREDIENTES

Para a Taioba:
-3 folhas médias de taioba
-2 litros de água

Para a Rabada:
-1kg de Rabada bovina limpa
-1 limão
-1 cebola grande picada
-3 dentes de alho picados
-3 tomates maduros picados
-1/2 pimentão verde picado
-1 pimenta dedo de moca
-250 ml de vinho tinto seco
-200 ml de caldo de legumes
-1/2 xícara de cheiro verde picado grosseiramente
-2 ramos pequenos de alecrim fresco
-2 ramos de tomilho fresco
-Sal a gosto
-Pimenta do reino a gosto
-2 colheres de sopa de azeite

Para o musseline de mandioquinha:
-500g de mandioquinha
-3 dentes de alho
-1 colher de sopa de manteiga
-1 colher de sopa de creme de leite
-Sal a gosto

MODO DE PREPARO

Começaremos pela rabada, peça para o seu açougueiro uma parte do rabo que tenha uma boa quantidade de carne e não esteja tão gorda. Coloque em uma tigela com água e esprema o limão. Deixe por uns 10 minutos. Escorra a água e seque os pedaços com a ajuda de uma pano. Tempere com sal e pimenta a gosto de todos os lados.

Em um frigideira coloque o azeite e quando tiver bem quente vá selando os pedaços da rabada até que fiquem levemente dourados. Vá colocando os pedaços já selados dentro de uma panela de pressão. Depois de selar todos os pedaços, adicione o restante do azeite na frigideira e grite a cebola até que comece a ficar translúcida. Adicione o alho e refogue por 3 minutos, adicione o tomate e refogue. Adicione o pimentão e refogue por mais 5 minutos, adicione o alecrim, o tomilho  e então adicione o vinho e deixe cozinhar por 10 minutos. Depois adicione o caldo de legumes, misture bem e despeje a mistura na panela de pressão aonde estão os pedaços selados da Rabada. Cozinhe sob pressão por 90 minutos.

Enquanto a rabada cozinha, você vai preparar o musseline. Lave bem e descasque as mandioquinhas e corte em pedaços menores. Coloque para cozinhar em água fervendo junto com os dentes de alho descascados. Cozinhe até que fique macio e que com uma faca fure sem resistência. Escorra e coloque em um processador de alimentos juntos com a manteiga e o creme de leite. Tempere com o sal e processe até que esteja aveludada e sem grumos. Reserve.

Para preparar a taioba, retire os talos que divide as folhas e corte-as em duas. Em uma panela com água fervendo, branqueie as folhas por 2 minutos e depois coloque em um recipiente com água e gelo para para o cozimento e manter a cor verde. Disponha, com cuidado, as folhas abertas em cima de um pano para que sequem. Retire a rabada da pressão e com um garfo solte a carne do osso e depois desfie.

MONTAGEM

Sobreponha 2 folhas da taioba em forma de X, coloque um pouco da rabada desfiada no centro e feche com cuidado formando uma trouxinha. Amarre com um ralo de cebolinha passado em água quente para amolecer. Reserve. Em um prato, coloque centralizado a musseline, um pouco do caldo do cozimento em cima e disponha a trouxinha.

Pronto! Espero que gostem, por que ficou muito bom!!!

Tempo de preparo: 2 horas
Rendimento: 3 porções

*Por Felippe Augusto, o Pinho.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*