Receita do Pinho: Trio de carnes ao molho cremoso de jerimum e queijo coalho

Receita do Pinho: Trio de carnes ao molho cremoso de jerimum e queijo coalho

Em uma das minhas viagens que eu fiz para Maceió, que diga-se de passagem é um lugar que tem um espaço grandioso no meu coração,  fui à um restaurante e comi uma espécie de carne do sol na moranga. Estava delicioso! Mas faltava alguma coisa, faltava aquele toque especial para fazer lembrar para todo o sempre daquele prato, para marcar a vida e eternizar o momento. Faltou o meu jargão de atestado de qualidade: SENSACIONAL!!!

Pensando nisso, na hora que terminei de comer eu imediatamente escrevi a receita em um guardanapo do restaurante e guardei para depois fazer a receita. Pois então, foi o que eu fiz. Usei além da carne do sol, a carne de fumeiro e a carne de sertão, um queijo coalho de qualidade e um pouco de cheiro verde picado para dar um frescor e um toque de leveza. Imaginaram!? Então mãos a obra que lá vai a receita.

Ingredientes:

-1 Abóbora do tipo Jerimum média
-250g de carne do sol cortada em cubos médios
-200g de carne de fumeiro cortada em cubos médios
-150g de carne de sertão cortada em cubos pequenos
-250g de queijo coalho cortado em cubos
-1 cebola roxa grande cortada em rodelas
-2 dentes de alho amassados
-1/2 cebola pequena picada
-4 colheres de sopa de azeite de oliva
-1 colher de sopa grande de manteiga
-1 xícara de creme de leite
-2 colheres de sopa de cheiro verde picado (salsinha, cebolinha e coentro)
-Pimenta do reino à gosto

Modo de Preparo:

Vamos começar abrindo a abóbora. Para isso, com a ajuda de uma faca, abra um círculo, como se fosse uma tampa, na parte superior da abóbora. Não precisa querer ter pressa, pode fazer devagar e no seu tempo. Assim feito, retire as sementes e reserve. Uma vez a abóbora limpa, é hora de cozinhar para amolecer um pouco. Regue o interior da abóbora com uma colher de sopa de azeite, ponha uma pitada de sal e um pouco de pimenta do reino, esfregue o alho amassado por todo o interior para que ele se misture ao azeite, ao sal e a pimenta.
Cozinhe a abóbora no vapor, emborcada (com a parte aberta virada para baixo), por uns 20 minutos ou até que consiga fazer um furo com a faca sem muita resistência. Retire do vapor e escave a abóbora retirando a massa e colocando no liquidificador. Atenção, retire com cuidado para que não fure a casca da abóbora. Adicione o creme de leite, 150g de queijo coalho e a manteiga. Bata no liquidificador até que fique um creme bem homogêneo e reserve.
Dessalgue as carnes trocando pelo menos 3 vezes a água delas em um intervalo mínimo de 30 minutos para cada troca. Frite as carnes separadamente adicionando a cebola em rodelas até que murchem e reserve.
Volte com o creme de abóbora para a panela e cozinhe até que levante fervura. Desligue o fogo, adicione as carnes, o restante do queijo coalho e o cheiro verde. Com uma concha vá colocando cuidadosamente dentro da abóbora até faltar um dedo para encher. Coloque em uma assadeira e leve ao forno pré aquecido a 200º C por 15 minutos.
Sirva imediatamente ainda bem quente e é só se deliciar com essa delícia de prato.
Se lembram das sementes da abóbora que falei para reservarem? Então, lave-as muito bem e ponha para secar, depois disponha em uma assadeira e asse até ficarem crocantes. Assim que sair do forno coloque um pouco de sal e você terá um snack fantástico para comer tomando uma cervejinha bem gelada.

Atentem que eu quase não utilizei o sal nessa receita, apenas para temperar a abóbora antes de cozinhar no vapor. A maioria dos ingredientes já são naturalmente salgados então não há a necessidade de salgar a preparação. Espero que tenham gostado e até a próxima receita.

Tempo de preparo: 60 minutos
Rendimento: 4 pessoas

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*