Receita do Pinho: Siri Catado em crosta de cheiro verde

Receita do Pinho: Siri Catado em crosta de cheiro verde


E mais uma primavera eu comemorei no último sábado e dessa vez foi fazendo algo que amo de paixão que é cozinhar. Foi uma sensação que nunca senti antes, confesso à vocês que me diverti muito fazendo o jantar para esse casal de amigos.
A história foi que o meu amigo pediu que eu fizesse algo que impressionasse os convidados e então bolei a ideia deste prato junto com ele e a esposa dele, que “compraram” na hora minha sugestão.
Esse prato foi a entrada do jantar e na hora que começou o serviço falei com o garçom para apagar as luzes da sala que iria começar a experiência gastronômica proposta para eles e seus convidados.
O melhor de tudo foi que no final do jantar eu saí da cozinha e fui cumprimentado e parabenizado pelos convidados e que, detalhe, não sabiam que eu estava fazendo aniversário.
Aquela noite, na qual eu fiz muito mais do que mais um ano de vida, eu ganhei um presente inesquecível!
Vamos a receita…

Ingredientes:
800g de carne de Siri catado
1 cebola média picada
3 dentes de alho
1 tomate grande picado
1 pimenta dedo de moca picada e sem sementes
1 pimenta verde picada
100ml de leite de côco
1 Limão Tahiti (sumo)
4 colheres de sopa de azeite de oliva
2 colheres de sopa de azeite de dendê
2 xícaras de farinha de rosca
1 xícara de cheiro verde (Salsinha, Cebolinha e Coentro) picado + 2 colheres de sopa
Sal e pimenta do reino a gosto
Sal grosso para apresentação (opcional)
Licor Curaçau Blue (opcional)

Preparo:
Em uma frigideira refogue a cebola no azeite de oliva por 3 minutos. Adicione o alho e refogue por mais 2 minutos. Adicione o tomate e cozinhe por mais 5 minutos e depois adicione a carne de Siri. Misture para que os ingredientes se combinem e até que a carne esteja levemente cozida. Adicione a pimenta dedo de moça e a pimenta verde. Corte o limão e adicione o sumo do limão à mistura. Adicione o leite de côco e incorpore à mistura. Abaixe o fogo e adicione o dendê, misture e em seguida adicione as 2 colheres de cheiro verde picado, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e reserve.

Para a crosta de cheiro verde:
Em um processador de alimentos, adicione a farinha de rosca e a xícara de cheiro verde picada. Tempere com um pouco de sal e processe até que estejam incorporados.

Montagem:
Em uma concha de vieira coloque de 2 a 3 colheres de sopa do catado de Siri, cubra com uma quantidade generosa da crosta e pressione com a mão. Coloque no forno pré-aquecido a 200ºC por 10 minutos ou até que esteja crocante ao toque.

Apresentação:
Disponha um pouco de sal grosso no centro de um pires para apoiar a conha e ao redor despeje um pouco de Licor Curaçau Blue. Coloque a concha previamente recheada em cima do sal grosso e pronto, é só apagar as luzes, acender o fogo e impressionar seus convidados com esse prato delicioso e flamejante.

Rendimento: 12 porçpões
Tempo de preparo: 50 minutos

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*