Salmão salsa cítrica . Foto: Repórter Gourmet.

Receita do Pinho: Salmão em salsa cítrica

Durante o processo de pesquisa de novas receitas para publicar aqui no Repórter Gourmet, encontrei um molho que me chamou bastante atenção pela sua simplicidade e pelos sabores dos ingredientes. Durantes os testes, o resultado não foi exatamente o que esperava. Ele era extremamente ácido e destoava completamente do prato.

Logo comecei a fazer as correções que julguei necessárias para corrigir a acidez exacerbada do molho. Não teve jeito. Foi aí que eu pensei: quer saber de uma? Vou usar os elementos do molho de maneira equilibrada e criar uma nova receita e aproveitar e usar o salmão da minha geladeira.

A proposta foi usar este molho em uma receita que fosse fácil e rápida de preparar, que servisse como uma entrada leve ou até mesmo em um jantar rápido para um casal faminto.
Receita prática, deliciosa e com poucos ingredientes. Vamos lá: Salmão em salsa cítrica.

Ingredientes:
-200g de filé de Salmão fresco e sem pele;
-2 colheres de sopa de alcaparras:
-2 xícaras de caldo de legumes;
-1/2 xícara de vinho branco;
-1 colher de sopa de sumo de limão;
-3 colheres de sopa de manteiga:
-1 colher de sopa de azeite de oliva e mais um pouco para grelhar o salmão;
-Sal a gosto;
-Cebolinha a gosto para finalizar.

Preparo:
Divida o filé de salmão em 2 porções e reserve na geladeira.
Em uma frigideira, adicione o vinho branco e as alcaparras, reduza por uns 5 minutos. Adicione o caldo de legumes e deixe cozinhar mais um pouco. Abaixe o fogo, adicione o sumo de limão, o azeite e a manteiga. Misture até que esteja bem homogêneo e com aspecto de levemente emulsificador.
Em outra frigideira bem quente, adicione um fio de azeite e frite os filés de salmão por uns 5 minutos de cada lado sempre movendo eles pela frigideira para fique com uma crosta uniforme. Repita o processo do outro lado também.

Montagem:
Aqueça novamente o molho e em um prato fundo, disponha algumas alcaparras para funcionar como base para o salmão. Despeje um pouco do molho ao redor do salmão. Finalize salpicando um pouco de sal (eu usei Flor de Sal) e a cebolinha picada em cima do salmão.

Rendimento: 02 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*