Receita do Pinho: Risoto defumado de quinoa com mignon ao molho de abacaxi

Receita do Pinho: Risoto defumado de quinoa com mignon ao molho de abacaxi

Olá à todos, como foram de festas? Feliz ano novo para todos vocês com muitas delícias para todos nós. Este será um ano de muitas novidades e acontecimentos, mas aguardem, em breve vocês saberão!

Como havia prometido, essa é a receita que fiz no dia em que Gabi (editora do site) esteve lá em casa para conhecer ao vivo a minha cozinha, a Cozinha do Pinho. Tanto ela como a Mari (Instagram @secrechef) amaram a receita e por isso estou compartilahndo com vocês.

Apesar de ser uma receita com algumas etapas, ela é uma muito fácil de ser preparada e vocês precisam apenas prestar bastante atenção ao detalhe da quinoa que é bem importante e vai fazer toda a diferença no resultado final.

Bem, então vamos por as mãos na massa, ou melhor na quinoa e começar. Um forte abraço e um grande beijo para todos vocês.

Para o “Risoto” Defumado de Quinoa

2 xícaras de quinoa Branca
1/2 xícara de quinoa Preta
5 xícaras de caldo de legumes
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picado
2 colheres de sopa de azeite
100g de bacon
200g de creme de leite
1 xícara de leite líquido
2 colheres de sopa de creamcheese
1 colher de sopa de manteiga bem cheia
50g parmesão ralado
100g de mozarela ralada

Para o Filé Mignon de Suíno

1kg aproximadamente de filé mignon de suíno
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
1 dente de alho picado
1/2 colher de sopa de pimenta calabresa em flocos
1 colher de sopa de salsinha picada
2 colheres de sopa de azeite

Para o molho de abacaxi

1 abacaxi pequeno maduro picado
1/2 cebola picada
1 colher de sopa de gengibre ralado
3 colheres de sopa de açúcar
1/2 xícara de vinagre de maçã
1/2 xícada de suco de abacaxi coado
1 colher de sopa de azeite
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto


Modo de Preparo:
“Risoto” de Quinoa:
Em uma tigela misture os dois tipos de quinoa e reserve. Para quem nunca preparou quinoa na vida, uma dica muito importante é que ela deve ser lavada vigorosamente em uma peneira e em água corrente por aproximadamente 10 minutos. Ela possui um fino revestimento e que se não for lavada acaba deixando o preparo com um gosto amargo.

Cozinhe a quinoa no caldo de legumes com a metade do bacon por aproximadamente 15 minutos com a panela tampada e no fogo baixo. Após o cozimento, escorra a quinoa em uma peneira bem fina, reserve a  na mesma panela que cozinhou, tampe e deixe cozinhar por mais 15 minutos.

Em outra panela, coloque o creme de leite, o leite líquido e o bacon restante junto com o bacon que cozinhou com a quinoa. Reduza o fogo e cozinhe por aproximadamente 1 hora. Feito isso, retire o bacon e adicione o creamcheese. Misture até se tornar homogêneo e reserve o creme.

Em uma outra panela, refogue a cebola no azeite de depois adicione o alho. Volte com a quinoa já cozida e refogue por 3 minutos. Reserve.

Mignon Suíno:
Limpe bem o filé e corte em medalhões de aproximadamente 3 dedos. Em um refratário, tempere com sal e pimenta do reino à gosto, adicione o azeite, o alho picado, a pimenta calabresa em flocos e a salsinha picada, misture bem. Forre com filme plástico e deixe marinar por no mínimo 1 hora.

Pré aqueça o forno à 200ºC. Retire da marinada e em uma frigideira anti-aderente coloque um fio de azeite e sele os medalhões de 6 a 8 minutos de cada lado. Retorne com os filés selados para o refratário, cubra com papel alumínio. Coloque no forno por 10 minutos ou até que o centro do filé esteja cozido e rosado, mas não seco. Reserve.

Molho de Abacaxi:
Em uma panela refogue a cebola no azeite por 5 minutos, adicione os cubos de abacaxi e refogue pelo mesmo tempo. Adicione o vinagre de maçã, o acúçar, o suco de abacaxi e o gengibre ralado. Misture bem. Adicione o sal e a pimenta do reino, tampe a panela e cozinhe até que engrosse e fique com o aspecto de uma geleia mais fluida. Reserve.

Finalização e Montagem:
Esquente o creme reservado e adicione a quinoa refogada. Adicione o parmesão ralado, a mozarela ralada e miture bem. Desligue o fogo, adicione a manteiga e misture vigorosamente. Em um prato, sirva o “risoto” de quinoa no centro, disponha 2 medalhões do mignon súino em cima e cubra com um colher do molho de abacaxi. Finalize regando a lateral do “risoto” com o caldo resultante da cocção dos medalhões no forno.

Tempo de preparo: 3 horas
Rendimento: 5 porções

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*