Receita do Pinho: Raviola ao molho de bife

Receita do Pinho: Raviola ao molho de bife

Na última coluna passada, iniciamos o nosso menu especial  com a entrada Manihot com carnes curadas e molho lambão. Na coluna de hoje, vamos seguir a sequência com o prato principal, cujo o ingrediente principal também é a farinha de mandioca. E então, vamos a Raviola!?

Não, eu não escrevi errado. É Raviola mesmo! Elas são “rodelas de massa de farinha de mandioca, enroladas de recheio de carne ou erva”. Logo que li isso na “Revista Brasileira de Folclore”, que mencionei na coluna anterior, pensei em como poderia usar essa descrição e adaptar a receita. Queria construir um prato que tivesse identidade regional e com apresentação moderna.

Fiz alguns testes e cheguei a um resultado bem interessante. Não sei se é do conhecimento de todos, mas existe um pirão que é feito a base de água e farinha de mandioca. Ele também é conhecido por farinha de guerra, chamado de Pirão d’Água. Quando era criança, minha mãe costumava fazer esse pirão quando eu ou meu irmão estávamos doentes.

O sabor da massa quando cozinhei na água me fez lembrar esse pirão que minha mãe fazia e que vinha sempre acompanhado de um delicioso e suculento bife de caldo com bastante cebola e tomate. Então decidi fazer essa lembrança se tornar um prato com uma apresentação melhor e bem interessante.

Então, sem mais delongas vamos a receita.

Ingredientes para a massa:
1 xícara de farinha de mandioca;
1/2 xícara de água.


Ingredientes para o recheio:
300g de patinho ou filé especial ou chã de dentro ou alcatra;
1/2 cebola cortada em tiras
1/2 tomate cortado em tiras
1/2 Pimentão cortado em tiras
2 dentes de alho esmagados
1 colher de sopa de vinagre
2 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
1 colher de sopa de massa de tomate
1 colher de sopa de cheiro verde picado (salsinha, cebolinha e coentro)
200 ml de caldo de legumes.
500 ml de água

 


Modo de Preparo
Começaremos fazendo o bife. Para isso abra a carne com uma faca e bata um pouco com um martelo de cozinha ou uma frigideira bem pesada para que ele abra um pouco. Em um prato de tempero, coloque o alho e o sal. Com o machucador de temperos esmague até que vire uma pasta. Adicione a pimenta do reino e o vinagre e misture. Espalhe a mistura pela carne e deixe marinando por uns 10 minutos.

Aqueça uma frigideira, coloque uma colher de sopa de azeite e passe o bife dos dois lados apenas para que ele perca a cor avermelhada, reserve. Na mesma frigideira, ainda quente, adicione a colher de azeite restante e refogue as cebolas até que fiquem translúcidas. Adicione o tomate e o pimentão e refogue por mais 5 minutos.

Adicione a massa de tomate, coloque o caldo de legumes e o caldo que se formou do recipiente onde o bife estava reservado. Retorne com o bife para a frigideira, tampe e deixe ferver por 5 minutos, adicione o cheiro verde e reserve.

Agora iremos transformar o bife em recheio. Para isso, corte o bife em pequenos cubos e reserve. Em um liquidificador, bata o molho do bife com todos os temperos e depois passe por uma peneira. Retorne com o molho para uma panela em fogo baixo e adicione uma colher de sopa de manteiga. Envolva até que o molho fique com um aspecto aveludado, desligue o fogo e reserve.

Vamos à massa…

É muito simples, basta colocar a farinha em uma tigela e depois adicionar a água. Incorpore até que a mistura se torne homogênea e maleável. A massa deve ser trabalhada sovando como a massa de farinha de trigo, durante uns 5 minutos aproximadamente, ou até que ela se torne elástica.

Feito isso, faça um rolo com a massa e corte na metade. Essa metade corte na metade e depois corte em 4 pedaços. Faça o mesmo com a outra metade. Deverão ter 16 pedaços ou mais, caso você opte por dividir em mais pedaços.

Faça uma bolinha com cada pedaço de massa e com a ajuda de um rolo de macarrão. Em uma superfície lisa abra os círculos até que fiquem bem fininhos na espessura de aproximadamente 1 mm. Outro detalhe, não precisa enfarinhar a superfície, pois a massa não gruda, basta a superfície estar seca e limpa.

Coloque um disco de massa como base, adicione um pouco do recheio e cubra com outro disco de massa. Pressione do centro para as bordas a fim de retirar o excesso de ar. Pressione bem as laterais para que não abra durante o cozimento e com uma faca ou cortador quadrado corte a Raviola em formato quadrado. Repita essa operação com todos os discos de massa e reserve.

Coloque a água para ferver e então adicione um pouco de sal. Adicione as Raviolas e cozinhe por aproximadamente 2 minutos, ou até que as bordas comecem a ficar translúcidas. Retire do cozimento e reserve separadas umas das outras para que não grudem.

Montagem:
Coloque um pouco do molho no centro do prato, distribua as Raviolas no centro em cima no molho e cubra com mais um pouco de molho. Finalize com um broto de manjericão ou de coentro.


Rendimento: 2 porções
Tempo de Preparo: 40 minutos

A preparação da receita foi realizada na Camicado, Salvador Shopping, em parceria com o Repórter Gourmet. Todos os utensílios e louça que foram utilizados são da loja.
*Por Felippe Augusto, o Pinho.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*