Receita do Pinho: Pimentão Miraflores

Receita do Pinho: Pimentão Miraflores

E voltamos com a nossa programação normal. Já estava com saudades! Como é do conhecimento de alguns, há algumas semanas estive em Lima para participar da maior feira gastronômica da América Latina, o Mistura. O festival envolve uma série de produtores locais das mais variadas culturas que fazem parte da cultura peruana.

Durante a viagem descobri que as pessoas por lá comem muito bem e possuem uma alimentação bem balanceada e rica em cereais, a citar o milho que é o acompanhamento quase que obrigatório em quase todas as refeições. Outro ingrediente muito consumido é a quinoa, que aqui custa uma fortuna, lá é vendida a preços mais acessíveis.

No primeiro dia que cheguei almocei no Wallqa, um restaurante escola da Le Cordon Bleu Peru, SENSACIONAL!!! Pedimos um prato, muito tradicional, que se chama Rocoto Relleno, basicamente uma pimenta grande e vermelha (rocoto) recheada com uma carne bem temperada e apimentando, servidos juntos com uma quinoa cremosa que lembrava um risoto.

Esse prato não saiu da minha cabeça, talvez porque tenha sido uma dos mais saborosos que comi no Peru, aliás, na verdade nada do que comi por lá estava mediano, tudo era muito bom, mas esse realmente estava surreal. Então eu pensei: vou fazer um algo parecido com os ingredientes que temos aqui na cidade. Posso garantir, ficou SENSACIONAL!

Ingredientes:
2 pimentões vermelhos médios
300g de carne (lagarto/patinho/músculo)
2 colheres de sopa de azeite de oliva
2 cebolas roxas médias picadas grosseiramente
1 pimentão verde pequeno picado grosseiramente
1 lata de tomate pelado
2 pimentas dedo de moça
5 dentes de alho
1/2 xícara de cheiro verde picado (coentro, salsinha e cebolinha)
1 xícara de água morna
1/2 calabresa defumada
1 1/2 xícara de leite
1 caixinha de creme de leite
2 colheres de sopa de parmesão ralado
1 colher de sopa de queijo cremoso
150g de mussarela ralada
1 colher de sopa de manteiga
1 xícara de Xerém de milho (canjiquinha)
3 xícaras de caldo de legumes
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Cominho a gosto

Modo de preparo:

Corte a carne em cubos médios para facilitar o cozimento e ficar mais fácil na hora de desfiar. Em um prato de tempero amasse os dentes de alho com o sal, a pimenta do reino, o cominho e a pimenta dedo de moça sem as sementes até que vire uma pasta. Tempere a carne com essa pasta e reserve na geladeira.

Em uma panela de pressão coloque o azeite e refogue as cebolas até que comecem a dourar levemente. Adicione o pimentão e refogue por mais 2 minutos. Adicione os cubos de carne e refogue por uns 8 minutos ou até que a carne tenha liberado bastante seu suco. Adicione os tomates pelados e o cheiro verde picado. Cozinhe por 5 minutos. Adicione a xícara de água morna, tampe a panela e cozinhe na pressão por 40 minutos em fogo baixo.

Retire da pressão, desfie a carne e misture com o molho formado. Experimente e corrija o sal, a pimenta e o cominho se necessários. A carne deve estar levemente picante. Reserve.

Em uma panela, adicione o leite, o creme de leite e a calabresa defumada cortada em rodelas e cozinhe em fogo baixo por 30 minutos, prestando atenção sempre para não grudar no fundo e nem levantar fervura. Retire a calabresa e adicione o queijo cremoso e o parmesão ralado. Reserve.

Em outra panela enquanto o creme está no fogo, cozinhe o xerém de milho no caldo de legumes por uns 10 minutos ou até que absorva todo o caldo. Transfira para uma tigela, espere esfriar e vá soltando com um garfo como faria com o arroz cozido.

Encha uma panela com água e leve a fervura. Corte a tampa dos pimentões e retire o miolo e as sementes. Coloque na água fervente e cozinhe por uns 10 minutos. Ele ainda deve permanecer firme. Coloque a carne desfiada dentro do pimentão e cubra com um pouco da mussarela ralada. Coloque em forno pré aquecido na temperatura máxima por 10 minutos.

Enquanto isso finalize o xerém de milho colocando em uma panela com 1 colher de sopa de manteiga. Adicione o creme defumado e misture até ganhar temperatura. Adicione o restante da mussarela e misture vigorosamente.

Montagem:

Em um prato fundo, disponha o creme de xerém defumado, retire o pimentão do forno e com cuidado coloque no centro do prato. Coloque um pouco do caldo do preparo da carne ao redor e pronto, é só se deliciar com essa maravilha. Espero que tenham gostado e que façam na casa de vocês.

Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 1h 30min

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*