Ají

Receita do Pinho: Lima com Bahia

Ainda sobre os encantos da viagem ao Peru, decidi fazer um prato essa semana inspirado em um que é bem característico por lá. O “Ají de Gallina” é um ensopado à base de ají amarillo (uma pimenta que lembra um pimentão amarelo) e frango desfiado. Esse prato é servido com arroz branco e batatas.


Observando o prato eu tive a ideia de integrar o arroz ao ensopado e montar um risoto. O resultado, devo confessar, que superou as minhas expectativas e ficou deliciosamente sensacional.


A maioria dos pratos peruanos são apimentados, mas são bem equilibrados. A pimenta realmente confere ao prato sabor e picância  em níveis ideais. A brincadeira do nome do prato é justamente pela fusão das duas cozinhas e pelo resultado, que ficou maravilhoso e saboroso o risoto. Então lhes apresento o prato: “Muy rico!”, como os peruanos costumam dizer!

Ingredientes:

2 filés de peito de frango cortados em cubos
2 pimentões amarelos grandes
1 calabresa portuguesa defumada
1 pimenta dedo de moça
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
2 xícaras de arroz arbório
1 xícara de vinho branco
3 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1/2 de azeitonas pretas picadas
1 colher de sopa de queijo cremoso
3 colheres de sopa de parmesão ralado
500 ml de caldo de legumes
Cominho a gosto
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto

Modo de Preparo:

Comece pelos pimentões. Embale em papel alumínio e coloque em for no médio por 40 minutos. Retire do forno e reserve embalado para facilitar a retirada da pele e das sementes. Após retirar o talo, a pele e as sementes, processe os pimentões até que virem um purê mais fluido. Deve render aproximadamente 500ml. Reserve.


Enquanto assa os pimentões, tempere os cubos de frango com o sal, a pimenta e o cominho. Deixe o caldo de legumes ferver e adicione a pimenta dedo de moça cortada em 3 partes, a calabresa cortada em rodelas e deixe cozinhar no caldo por 15 minutos. Passado esse tempo, desligue o fogo, adicione os cubos de frango ao caldo e tampe a panela.


Em outra panela adicione o azeite e uma colher de sopa de manteiga. Adicione a cebola e refogue por 5 minutos, adicione o alho e refogue por mais 3 minutos. Coloque o arroz e refogue até que os grãos comecem a grudar levemente no fundo da panela. Adicione o vinho e mexa até que o arroz absorva todo o líquido.


Retire os cubos de frango do caldo e reserve-os em uma tigela.
Adicione 1 concha do purê de pimentões ao arroz e continue mexendo sem parar até que o arroz absorva tudo. Coloque alternadamente 1 concha do caldo e 1 concha e purê sempre misturando bem. Esse processo deve levar aproximadamente 20 minutos. Prove e corrija o sal, pimenta e cominho se forem necessários. Lembrando que deve haver um equilíbrio nessas especiarias, principalmente com o cominho que é muito potente.

Quando estiver al dente, desligue o fogo, adicione o queijo cremoso, o parmesão ralado e misture vigorosamente. Adicione os cubos de frangos previamente cozidos e as azeitonas picadas. Adicione uma última concha de purê e de caldo, misture delicadamente e finalize com as duas colheres de sopa de manteiga. A manteiga além de sabor vai dar um brilho especial ao preparo. Sirva imediatamente ainda quente.

Apresentação:

Em um prato fundo, disponha o risoto. Corte ao meio uma azeitona preta e um ovo de codornas cozido e disponha em cima alternadamente. Finalize com um broto de coentro.
Buen provecho!!!

Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 45min

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*