Receita do Pinho: Creme vegano. Foto: Felippe Augusto - Repórter Gourmet.

Receita do Pinho: cogumelos ao creme vegano no pão italiano

Essa é uma daquelas receitas ideais para dias frios, como os que estão fazendo recentemente, mas principalmente para ser compartilhada com pessoas especiais. Para encerrar essa minha pequena aventura pelo mundo dos vegetarianos e veganos, resolvi fazer uma receita que estava bolando preparar desde o dia em que estive na produção da Casa dos Cogumelos,  em Itapuã com o proprietário Alexandre Afonso.

Naquele dia não fizemos esta preparação por ela ser um pouco mais elaborada, mas trabalhei a ideia e cheguei a um resultado que ficou, como eu costumo falar: Top das Galáxias! A receita de hoje é um molho de cogumelos que o modo de preparo lembra um strogonoff. Aí vocês me perguntam como ele pode ser vegano; e o creme de leite? Pois bem, todos os ingredientes foram pensados para que o resultado final da receita fosse um sucesso.

Fiz a receita e compartilhei com os amigos. Não mencionei a eles sobre os ingredientes, que não havia  lactose. Eles provaram e depois revelei que o prato era vegano. Eles não acreditaram, disseram que eu estava mentindo. Pois bem, o que eu fiz? Usei o leite de castanha do Pará e depois amido de milho como emulsificante para chegar no ponto que eu queria. Voilà! Creme de leite de castanha do Pará.

Mas sem mais delongas vamos a receita!

Ingredientes


100g Shimeji branco
100g Shimeji cinza
100g Cogumelos Paris
100g Shitake
100g Enoki
1 cebola pequena picada
3 dentes grandes de alho picados
1/2 xícara de conhaque
1/2 xícara de vinho Branco
2 xícaras de castanhas do Pará + 1 colher de sopa picadas
1 colher de chá de amido de milho
4 xícaras de água
2 colheres de sopa de cebolinha picada
1 colher de sopa de tomilho fresco
5 colheres de sopa de azeite de oliva
Sal e pimenta do reino a gosto


Modo de Preparo

  1. Comece colocando as castanhas de molho em uma tigela com 2 xícaras de água por no mínimo 2 horas. Descarte a água no final do processo, se preferir pode deixar da noite para o dia.
  2. Em uma frigideira grande, coloque o azeite e refogue a cebola e depois o alho. Adicione os cogumelos Enoki e Paris. Refogue até murcharem. Adicione os outros cogumelos e refogue por mais uns 3 minutos. Abaixe a chama do fogão, adicione o conhaque. Aumente o fogo e incline a panela para flambar. Quando o fogo apagar, adicione o vinho e cozinhe por mais 5 minutos. Adicione o tomilho fresco e parte da cebolinha picada. Tempere com sal e pimenta do reino, lembrando que ainda vai entrar o creme de leite de castanha do Pará, então possivelmente será necessário uma correção ainda nesse sal e pimenta. Reserve.
  3. Coloque as castanhas do Pará previamente hidratadas em um liquidificador, adicione 2 xícaras de água filtrada e bata por uns 3 minutos. Peneire a mistura e transfira para uma panela. Coloque o amido de milho em uma xícara e dissolva com um pouco do leite de castanha. Adicione a misture e cozinhe por 10 minutos ou o tempo necessário até que esteja no ponto de creme de leite. Atente que o leite já é um pouco grosso, então não precisa engrossar demais para que o strogonoff não fique tão encorpado. O ideal é que esteja levemente fluido.
  4. Feito o creme de leite de castanha do Pará, adicione ao refogado de cogumelos e retorne com a mistura para o fogo. Cozinhe por 5 minutos para que os sabores se combinem, corrija o sal e a pimenta. Adicione o restante da cebolinha picada e as castanhas picadas.

 
 Montagem e apresentação:
Eu gosto muito desse tipo de montagem, pois é simples e o resultado final é muito bom. Corte o centro de um pão italiano ou um pão de fermentação natural. Retire parte do miolo do pão e regue o pão por dentro com um pouco de azeite de oliva. Coloque no forno alto por 8 minutos. Retire do forno e recheie com o strogonoff de cogumelo. O miolo que foi retirado serve para melar no strogonoff e comer, quando o miolo do pão acabar vá quebrando as laterais do pão e comendo ele junto com o strogonoff.
Espero que tenham gostado é que façam a receita na casa de vocês.


Rendimento: 8 pessoas
Tempo de preparo:
40 minutos + 2 horas da hidratação das castanhas

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*