Receita de costelinha com molho barbecue

Receita do Pinho: Costela suína ao molho barbecue de Stout

Há umas três semanas um grande amigo, que hoje mora no Canadá, me pediu uma receita para uma costelinha suína por que ele havia comprado um molho Barbecue que era tão bom que ele estava comendo puro, mas queria acompanhar o molho, de fato, com uma bela costelinha suína. Ele fez, mas confessou que o resultado deixou a desejar e que tentaria depois outra vez. Pois bem “Tio Di”, fica ligado que a receita foi pensando em você.

Para atender também aos desejos carnívoros de alguns amigos e leitores, bolei uma receita relativamente fácil da famosa Costelinha ao molho Barbecue, sendo que nessa minha versão fiz o molho com uma cerveja artesanal do tipo Stout que havia ganhado de um outro amigo que possui uma cervejaria.

O resultado foi um molho intenso e a combinação dos sabores ficou super interessante, espero que vocês gostem e vamos à receita.

INGREDIENTES:

Para a Costela:
– 1 kg de Costela Suína;
– 5 C.S. de Açúcar Refinado;
– 5 C.S. de Açúcar Mascavo;
– 1 C.S. de Sal;
– 1/2 C.S. de Páprica Defumada;
– 1/2 C.S. de Pimenta Chilli;
– 1/2 C.S. de Pimenta do Reino;
– 1/2 C.c. de Pimenta Caiena;
– 1 C.S. de Alho em Pó;
– 1/2 C.S. de Cebola em Pó;
– 1/2 xícara de mostarda amarela;

Para o Barbecue:
– 2 xícaras de cerveja do tipo Stout;
– 1/2 xícara de ketchup;
– 1/2 xícara de mel;
– 1/4 de xícara de melaço;
– 1/4 de xícara de Shoyu;
– 1 C.S. de Molho Inglês;
– 1/4 de xícara de vinagre de maçã;
– 1 C.S. de molho de pimenta Chipoltle;
– 1 dente de alho picado;
– 1 cebola pequena picada;
– 1 colher de chá de amido de milho;
– Sal à gosto;
– Pimenta do Reino à gosto;


Modo de Preparo:

Comece pré aquecendo o forno a 150º C. Limpe a costela removendo o excesso de gordura e a membrana que existe na parte de trás dela (próxima aos ossos), ou caso sinta dificuldade em remover a membrana, pode fazer cortes em vários sentidos para que não deixe a costela dura no processo de cocção. Feito isso, espalhe a mostarda por toda a costela massageando bem. Reserve em refrigeração.

Em uma tigela, adicione todos os ingredientes secos e misture bem para quê a mistura fique homogênea. Retire a costela da refrigeração e espalhe a mistura de temperos nos dois lados da costela. Embale bem a costela em no mínimo duas folhas de papel alumínio com a parte brilhante voltada para dentro e asse por 2h e 30min. Importante, os ossos devem estar voltados para baixo durante todo o processo e vá rodando a costela a cada 30 minutos dentro do forno.
Enquanto a costela assa, vamos preparar o molho barbecue. Em uma panela, adicione todos os ingredientes e mistura bem. Cozinhe em fogo alto e espere levantar fervura. Cozinhe em fogo baixo por 1h 30min removendo a espuma que vai se formando por cima do molho. Prove e corrija o sal se necessário.

Passado o tempo da costela, remova o papel alumínio e pincele uma quantidade generosa do molho sobre a costela e coloque para assar por mais 30 minutos.

Retire a costela do forno, acrescente um pouco mais do molho barbecue e pode ser feliz em se deliciar com essa costelinha maravilhosa.
Espero que tenham gostado da receita e que façam na casa de vocês.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*