Saiba como preparar delicioso ceviche de robalo. Foto: Felippe Augusto / Repórter Gourmet.

Receita do Pinho: Ceviche de robalo

Já há algum tempo queria compartilhar essa receita com vocês, por ser extremamente simples e muito fácil de preparar. O resultado final é delicioso, podem acreditar!

O ceviche ao contrário do que alguns possam achar não é um prato japonês, é um prato típico peruano. É muito comum servirem em restaurante japonês. Eu, por exemplo, comi a primeira vez na vida em um restaurante oriental, só depois de anos que descobri a origem do prato.

Esse ano tive a oportunidade de conhecer o Wanchako da chef Simone Bert, em Maceió, que é o considerado o primeiro restaurante peruano do Brasil. Comi sem dúvidas um dos melhores ceviches da minha vida e de “quebra” conheci a pessoa fantástica e extremamente carismática que é a chef Simone. Se estiverem em Maceió, não percam a oportunidade de conhecer o local.

Então, voltando a receita de hoje, nessa versão que preparei para vocês usei dois tipos de limão: o Tahiti e o Siciliano para dar uma equilibrada na acidez do prato. O sabor final ficou sensacional, além do perfume que o limão siciliano conferiu ao prato.

Ingredientes:
-500g de filé de robalo;
-200ml de sumo de limão siciliano;
-200ml de sumo de limão tahiti;
-1 cebola roxa cortada em tiras finas (julienne);
-1 pimenta dedos de moça picada sem sementes;
-1 talo pequeno e fino de salsão cortado em lâminas finas;
-3 colheres de sopa de coentro picado;
-Sal a gosto;
-Pimenta do reino a gosto;
-Azeite de oliva.

Modo de Preparo:
Comece enchendo um tigela grande com gelo e coloque por cima outra tigela com gelo. Corte o filé de robalo em cubos pequenos, aproximadamente 2 cm. Em seguida coloque na tigela com gelo para que a temperatura não suba e não altere a textura do peixe.
Junte a cebola cortada em julienne, a pimenta dedo de moça picada, o coentro picado e o salsão laminado. Misture para que os elementos se combinem e adicione os sumos do limão siciliano e do tahiti a mistura. Tempero com o sal, a pimenta do reino e o azeite a gosto. Sirva assim que finalizar, ainda gelado.

Espero que tenham gostado! Como havia dito é uma receita bem simples e saborosa, ideal para ser desfrutada com pessoas especiais e um bom vinho branco.

Saúde e bom apetite à todos!!!

Rendimento: 6 porções
Tempo de Preparo: 15 minutos

*Por Felippe Augusto, o Pinho

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*