Receita do Pinho: Burger de carne do sol

Receita do Pinho: Burger de carne do sol

O prato desta semana mistura algumas receitas que podem ser feitas juntas ou, então, para curtir os momentos com uma cervejinha e os amigos. Devo confessar que o resultado ficou muito bom, mas senti a falta de um molho que envolvesse os ingredientes.

Não se preocupem, estou trabalhando nele e em breve vem uma postagem extra com a receita do molho. Promessa!!!

Tentei unir nesta receita sabores que sou apaixonado, como a carne do sol, aipim, cebola e o inhame. Ingredientes que fazem parte da alimentação e são adorados por várias pessoas.
Curiosos? Então vamos a receita.

Ingredientes:
-500g de Coxão Mole (com capa de gordura);
-15g de sal;
-2 colheres de sopa de manteiga de garrafa;
-1 cebola média;
-250g de aipim;
-200g de queijo coalho;
-3 colheres de sopa de Mostarda;
-1 xícara de Farinha de Mandioca;
-Sal e Pimenta do Reino à gosto;
-2 pães de Inhame;

Modo de Preparo (Carne do Sol):
Quem não conhece e não sabe pode achar que fazer carne do sol é difícil. Não é! Demanda um pouco de tempo mas é muito simples de fazer. Antes de mais nada é necessário entender o processo. Para cada quilo de carne serão utilizados 30g de sal, ou seja, 3% do peso da carne em sal. No nosso caso estamos utilizando 500g de carne, logo usaremos 15g de sal. Salgue toda a peça de carne com o sal esfregando bem para que o sal penetre bem na carne. Coloque a carne já salgado em um recipiente coberto e ponha sob refrigeração, na parte de baixo da geladeira, por 4 horas. Passadas as 4 horas retire a carne do recipente e verifique se algum pedaço ficou sem salgar. O pedaço que não estiver salgado vai estar num tom mais vermelho que o restante da peça de carne. Coloque um pouco mais de sal nesses pontos e retorne com a carne em um recipiente fechado para a geladeira por mais 24 horas. Depois das 24 horas, embale bem a carne com papel filme e deixe no congelador por no mínimo 5 dias e preferencialmente por 8 dias.

Passado esse tempo e feito todos os processos corretamente você terá uma carne do sol estremamente macia e saborosa. Para usá-la, é necessário dessalgar um pouco. Em uma tigela, coloque água gelada e a carne do sol já descongelada sem o papel filme. Deixe por 30 minutos e repita a operação. Descarte a água e enxugue a carne e corte em cubos médios. Separe 400g da carne do sol e passe pelo moedor de carne. Separe em duas porções de 200g e molde os discos de hamburguer. Reserve.

Modo de preparo (Crispy de Aipim e Aipim Frito):
Pegue um dos pedaços do aipim ainda cru e passe pelo ralador fino. Coloque em uma tigela e lave até que a água pare de sair esbranquiçada, esse processo deixará o crispy de aipim mais crocante. Deixe o aipim ralado escorrendo e depois frite em óleo quente até que fique levemente dourado.

Corte o restante do aipim em pedaços como se fosse fazer batatas fritas. Cozinhe o aipim no vapor por 10 minutos ou até que esteja levemente cozido, mas ainda com o centro firme. Retire e reserve para esfriar.

Em uma tigela coloque a mostarda e duas pitadas de sal. Coloque o aipim prviamente cozido no vapor e misture para que todos os pedaços estejam envolvidos na mostarda. Em outro recipiente, coloque a farinha de mandioca e empane os pedaços de aipim na farinha. Feito isso, frite em óleo quente até que fiquem dourados e crocantes.

Modo de Preparo (Cebola Assada):
Envolva a cebola ainda com casca no papel alumínio e asse em forno médio por 1 hora ou o tempo suficiente até que ela esteja dourada. Retire a casca, corte no meio e separe os pedaços de cebola. Reserve.

Modo de Preparo (Burguer de Carne do Sol):
Em uma frigideira antiaderente, coloque uma colher de manteiga de garrafa (ou clarificada ou Ghee) e frite o hamburguer por 5 minuto s de cada lado. Passado esse tempo, tampe a panela e deixe por 3 minutos. Repita o processo com o outro hamburguer.
Em outra frigideira antiaderente, coloque um pouco de manteiga e derreta o queijo coalho.

Montagem:
Corte o pão de inhame na metade, coloque o hamburguer de carne do sol, depois o queijo coalho dissolvido, a cebola assada e finalize com o crispy de aipim. Sirva acompanhado com o aipim frito e uma cerveja bem gelada, ou aquele copo cheio de gelo e Coca-Cola!!!

Espero que tenho gostado dessa receita que na verdade é uma receita 3 em 1. Ahhh, e o restante da carne do sol que não foi utilizada você pode fritar com cebola e comer com aipim.

Rendimento: 2 porções
Tempo de Preparo: 1h30m + o tempo de cura da carne do sol.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*