Arroz de Polvo. Foto: Felippe Augusto - Repórter Gourmet.

Receita do Pinho: Arroz de polvo

Essa receita me remete à uma lembrança muito boa. Há uns 11 anos fiz uma viagem para Aracaju (Sergipe) para participar do casamento do meu melhor amigo. Passada a cerimônia, que aconteceu na praia ao entardecer, começaram a ser servidos os petiscos e posteriormente um jantar espetacular com as mais variadas iguarias.

Vale lembrar que nesse tempo eu nunca havia comido várias coisas que estavam lá, literalmente, de bandeja para mim.

Eis que no meio do jantar, me aparece o pai do noivo e me pergunta:

-E aí meu filho, tudo certo? Gostando da comida? Já experimentou o arroz de polvo!?

-Oi meu tio, tudo maravilhoso! Tudo bom demais! arroz de polvo!? Não, obrigado tio. Estou satisfeito e também não sou muito fã de polvo não!

– Como Assim!? Vai comer simmmm! Branca de Neve (vulgo nome do garçom que era exatamente a figura oposta da personagem), traz aqui o arroz de polvo pro Felippe. Ele não pode  sair daqui sem provar!

Não teve jeito, mesmo empanzinado tive que comer. Para a minha sorte! Porque estava delicioso e realmente fazia jus a toda propaganda e elogios ditos sobre o prato durante o casamento.

Obrigado ao meu tio por ter me “obrigar” a comer!!!

Como é bom lembrar desses tempos, ainda mais quando eles carregam em nossas memórias lembranças de momentos inesquecíveis vividos ao lado de pessoas especiais que carrego em minha vida até hoje. E quando estes momentos vêm acompanhados de pratos como esses, então é melhor ainda!!!

INGREDIENTES
2kg de Polvo já limpo
100g de sal grosso
1 cebola roxa em cubos
1 pimenta dedo de moça
1 pimenta doce
1 cenoura em cubos
1 cabeça de alho cortada em dois
2 talos de aipo em cubos
2 colheres (sopa) de tomate concentrado
Cebolinha, Salsinha e Coentro a gosto
200ml de vinho branco seco
Água para cobrir
3 xícaras de arroz
1 cebola picada
3 dentes de alho
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de manteiga
2 pimentas doces picadas
1 limão siciliano
1 colher de sopa de cheiro verde picado (cebolinha, salsinha e Coentro)
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

PREPARO

Em uma tigela, coloque o polvo e o sal grosso. Misture bem com as mãos e deixe descansar por 10 minutos.

Feito isso, lave bem o polvo em água corrente. Esse processo serve para quebrar as fibras do polvo e deixar ele mais macio ainda após o cozimento.

Em uma panela de pressão, refogue em um pouco de azeite as cebolas roxas, o alho, a cenoura, o aipo e a pimenta dedo de moça.

Após, adicione a pasta de tomate. Acrescente o polvo e em seguida coloque o vinho e a água até cobrir o polvo. Adicione uma pimenta dedo de moça e uma pimenta verde cortadas em rodelas.

Cozinhe por aproximadamente 20 minutos na panela de pressão.

Retire o polvo e corte os tentáculos em pedaços pequenos e reserve. Coe o caldo com o auxílio de uma peneira e reserve.

Em uma outra panela, adicione o azeite e a manteiga e refogue a cebola picada até que fique translúcida. Adicione o alho e refogue por mais 2 minutos.

Adicione o arroz (no meu caso eu usei o arbóreo, mas não finalizei como um risoto) e refogue por uns 3 minutos. Adicione 6 xícaras do caldo do cozimento do polvo, previamente reservado e deixar cozinhar até que o arroz esteja al dente.

Pode ser que seja necessário um pouco a mais de caldo para chegar no ponto desejado. Quando o arroz estiver cozido, retire a panela do fogo, adicione os tentáculos de polvo cortados.

Prove, corrija o sal e a pimenta do reino. Adicione o cheiro verde picado. Adicione o sumo de 1/2 limão siciliano. Finalize com as pimentas verdes picadas e raspas de limão siciliano.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 50 minutos

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*