RECEITA DO PINHO: Salmão no alumínio

RECEITA DO PINHO: Salmão no alumínio

Salmão no papel alumínio. Fotos: Felippe Augusto.

A primeira vez que eu comi esse prato foi no restaurante japonês de um amigo meu. Perdi as contas de quantas vezes eu provei o prato e o sabor era sempre o mesmo da primeira vez que comi: bom demais!

Infelizmente o restaurante não existe mais, os sabores de lá ficaram apenas na minha memória gustativa. Mas para felicidade geral de todos nós, acabei guardando na cabeça os sabores de tanto que eu comi o prato, e consegui escrever a receita.

Esse é um daqueles pratos que encanta não só pelo sabor exótico, mas também pela forma como era apresentado aos clientes desse restaurante. Ele chegava à mesa dentro de uma garça de papel alumínio e rodeado por um lago de álcool flamejante.

Ficaram curiosos? Vamos à receita?

Ingredientes

  • 2 lombos de salmão de 300g
  • 2 rodelas de abacaxi maduro
  • 1 bandeja de shimeji
  • 1/2 xícara de cebolinha picada
  • 1 xícara de sakê
  • 1 colher de sopa de molho shoyu
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • Papel alumínio
  • Licor Curaçau Blue (opcional, mas faz toda a diferença)

Modo de Preparo

Comece temperando os lombos de salmão (sem pele) dos dois lados com sal e pimenta. Reserve na geladeira.
Corte a base dos Shimeji e descasque os talos um a um para que eles fiquem separados. Aqueça uma frigideira, adicione duas colheres de sopa de manteiga.
Espere até dissolver e adicione os shimeji e refogue até que eles murchem. Retire a frigideira do fogo, adicione o sakê, retorne ao fogo e deixe cozinhando por 5 minutos ou até que ele reduza um pouco. Adicione o molho shoyu e envolva para que ele se incorpore ao preparo.
Adicione a cebolinha picada e reserve. Guarde um pouco da cebolinha para a decoração do prato.
Em uma frigideira não aderente, adicione 1/2 colher de sopa de manteiga e sele as rodelas de abacaxi até que estejam douradas dos dois lados. Reserve
Retire o Salmão da refrigeração e nesta mesma frigideira, adicione a manteiga restante e sele os lombos de Salmão dos dois lados até que estejam dourados.

 

Detalhe: O ponto do centro desse salmão fica levemente cru, caso não seja da sua preferência, coloque os lombos depois de selados em um prato, cubra com papel filme e ponha no microondas por 2 minutos. Pronto o centro do salmão estará totalmente cozido e a umidade ainda preservada.


Montagem

Corte aproximadamente um pedaço de 30 cm de papel alumínio e tente formar uma espécie de barco (a parte brilhante do papel alumínio deve estar para dentro, em contato com o alimento), com uma extremidade mais grossa do que a outra. Tente moldar na parte mais grossa um bico como se fosse uma garça.

Coloque no centro a rodela de abacaxi grelhada, disponha em cima do abacaxi o lombo do salmão grelhado e cubra com o shimeji. Salpique cebolinha picada para finalizar.

Se desejar o efeito pirotécnico (tome cuidado e só faça se tiver bastante segurança do que está fazendo) despeje ao redor da “garça” de alumínio um pouco de qualquer bebida com o volume de álcool grande, eu usei o Curaçau.
Pronto é só apagar as luzes, acender o fogo e impressionar a sua companhia com esse prato delicioso e flamejante.

Rendimento: 2 porções
Tempo de Preparo: 60 minutos

*Por Felippe Augusto, o Pinho.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*