Receita do Pinho: Ravióli de beterraba

Receita do Pinho: Ravióli de beterraba

Já há algum tempo que eu recebia pedidos para preparar alguma receita vegetariana, mas sempre dava um jeito de driblar esses pedidos e usar algum tipo de proteína animal nas minhas preparações.
Bem, atendendo a pedidos fiz uma receita lacto-vegetariana: o ravióli de beterraba que ficou delicioso, além de ser bem fácil de fazer. Este prato eu indico como uma entrada, pois foge do comum. Ela mistura temperaturas e texturas diferentes o que confere a este prato um sabor surpreendente e uma leveza que um ravióli tradicional não teria.

E então!? Vamos aos ingredientes?

INGREDIENTES:

-1 beterraba grande;

-1 maço de espinafre;

-100g de queijo minas padrão picados;

-1 colher de sopa de creme de ricota;

-2 xícaras de caldo de legumes;

-1/2 cebola roxa picada;

-2 dentes de alho picado;

-1 colher de sopa de azeite de oliva;

-1 colher de sopa de manteiga;

-1 colher de sopa de farinha de trigo;

-1/4 xícara de vinho branco;

-1 colher de sopa de pistaches picados (tipo xerém);

-Sal e Pimenta do reino a gosto.

MODO DE PREPARO:

Vamos primeiro cozinhar a beterraba. Se você optar por fazer o mesmo que eu e cozinhar no vapor, serão necessárias 02h 30 minutos para que fique no ponta. Na panela de pressão acredito que m 30 minutos são suficientes. Após cozida, espere esfriar e descasque a beterraba. 

Com um mandolim, fatie a beterraba em fatias bem finas e reserve. Caso não tenha um mandolim, use uma faca bem amolda e fatie o mais fino que puder.

Coloque no centro de cada fatia de beterraba o queijo picado e tempere com sal, pimenta do reino e feche em forma de meia lua. Faça isso com todas as fatias de beterraba e reserve sob refrigeração.

Em uma frigideira, adicione o azeite e refogue a cebola roxa e o alho. Adicione o espinafre e refogue apenas até que ele murche. Reserve.

Em outra frigideira adicione a manteiga e a farinha de trigo. Misture até que forme uma pasta. Vá adicionando de pouco em pouco o caldo de legumes e misturando com um fouet para que não empelote. O resultado final deve ser um molho levemente cremoso (velouté).

Em um liquidificador, adicione o espinafre refogado e 1/2 xícara do velouté de legumes. Bata até que esteja bem homogêneo. Reserve.

Ao restante do velouté de legumes, adicione o vinho branco e cozinhe por mais 5 minutos até que evapore o álcool do vinho. Feito isso adicione o creme de ricota, misture bem e reserve.

MONTAGEM:

Espalhe o molho de espinafre ainda quente sobre o prato. Disponha os raviólis de beterraba em cima do molho.

Adicione um pouco do velouté de legumes em cima de cada ravióli, coloque um fio de azeite e finalize salpicando o pistache por cima dos raviólis. 

Espero que tenham gostado da receita e que façam em casa!

Tempo: 40 minutos

Rendimento: 4 pessoas

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*