Receita do Pinho: Ravióli de abóbora com carne seca

Receita do Pinho: Ravióli de abóbora com carne seca

Olá meus amigos, como vão? Já estava com saudades de compartilhar minhas receitas com vocês. Vou apresentar para vocês hoje a receita do Ravióli de abóbora com carne seca.

Particularmente amo abóbora, desde muito novo tenho recordações de comê-la com feijão, ensopado de carne, no cozido (caso de amor) e até mesmo cozida e batida com leite (se não conhecem, fiquem sabendo que fica simplesmente deliciosa).

Tinha pensado para este ano fazer um escondidinho de carne do sol e carne de sertão com queijo coalho e purê de abóbora. Não seria uma má ideia e com certeza vocês serão presenteados em breve com essa receita, mas de última hora resolvi fazer o ravióli de massa fresca tendo como base a abóbora. 

Ingredientes ravióli

– 350g de farinha de trigo;

– 3 ovos;

– 35g de azeite;

– 70g de abóbora descascada e assada;

– 1 pitada de sal.

Ingredientes recheio

– 100g de carne seca desfiada;

– 1/2 cebola roxa picada;

– 1/2 colher de sopa de azeite;

– Pimente do reino a gosto;

– 1 colher de sopa de cheiro verde (Salsinha, Cebolinha e Coentro) picado;

– 1 colher de sopa de requeijão cremoso.

Ingredientes para o molho

– 300ml de caldo de legumes;

– 100g de abóbora descascada;

– 1/2 colher de sopa de cheiro verde (Salsinha, Cebolinha e Coentro) picado;

– 1/2 colher de sopa de tomilho fresco;

– Sal a gosto;

– Pimenta do Reino a gosto;

– 1/2 colher de chá de Noz Moscada ralada na hora.

MODO DE PREPARO

Massa fresca

Vamos começar assando a abóbora. Corte a abóbora em cubos grandes e envolva com um papel alumínio (lado brilhante em contato com o alimento). Leve ao forno em temperatura média por 30 minutos ou até que fique macia ao garfo.

Retire a abóbora do papel alumínio e coloque no liquidificador junto com os ovos, o azeite e a pitada de sal. Bata tudo até obter uma mistura totalmente homogênea. Em uma tigela adicione a farinha e faça uma cavidade no meio com os dedos. Adicione a mistura no centro e vá misturando com a ajuda de um garfo. Despeje em uma bancada a mistura para trabalhar até que a massa fique uniforme. Pode ser necessário adicionar um pouco mais de farinha caso esteja muito úmida. Faça uma bola com a massa e embale com filme plástico. Deixe descansar por 15 minutos.

Em uma superfície lisa, salpique um pouco de farinha de trigo, parta a massa em 3 partes e vá abrindo com o rolo de macarrão até que a ela fique bem fininha e tenha uma medida aproximada de 60 cm comprimento por 15 cm de largura. Divida a massa na metade deixando-a com 30 cm de comprimento e 15 cm de largura e reserve. Com a ajuda de uma colher de chá coloque o recheio em espaços de 6 cm em 6 cm. Ou seja, serão 10 bolinhas de recheio sobre o pedaço de massa. Pinceles um pouco de água ao redor das bolinhas de recheio e cubra com o outro pedaço de massa reservado. Pressione bem as laterais para que o excesso de ar seja removido. Corte os raviólis com a ajuda de um aro cortador e reserve.

Cozinhe os raviólis em água fervente com sal por aproximadamente 4 minutos.

Molho

Cozinhe a abóbora no caldo de legumes até que ela esteja bem molinha. Bata tudo no liquidificador até que esteja bem processado. Retorne com a mistura para a panela, em fogo baixo, tempere com sal e pimenta. Adicione o tomilho e deixe cozinhando por 5 minutos. Desligue o fogo, adicione o cheiro verde picado e misture. Rale um pouco da noz moscada e reserve.

Dessalgue a carne seca, coloque na panela de pressão, cubra com água e cozinhe por 25 minutos. Retire da pressão, desfie e reserve. Em uma panela adicione o azeite e refogue a cebola até que fiquem translúcidas. Adicione a carne seca desfiada e refogue por mais 5 minutos. Tempere com pimenta do reino. Desligue o fogo e adicione o cheiro verde picado e misture bem. Adicione o requeijão cremoso, misture e reserve.

Montagem

Em um prato fundo, disponha um pouco do molho. Depois passe os raviolis já cozidos pelo molho e vá arrumando no prato. Decore com brotos de coentro e sirva ainda quente.

É isso! Espero que tenham gostado da receita e bom apetite!

Rendimento: 30 raviólis

Tempo de preparo: 60 minutos

*Por Felippe Augusto, o Pinho.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*