Filé de pescada à Gabrielle. Foto: Felippe Augusto.

Receita do Pinho: Filé de Pescado à Gabrielle

Filé de pescado à Gabrielle. Foto: Felippe Augusto.

Na semana passada comemoramos o aniversário da nossa querida Gabrielle (editora do Repórter Gourmet) e nada mais justo do que ela ganhar um presente especial, não é verdade?

Sabe quando você faz uma pergunta para alguém e fica rezando para que ela responda o que você quer ouvir? Pois bem, para a receita dessa semana eu tinha pensado em trabalhar com algum pescado e durante um happy hour com Gabi eu perguntei o que ela preferia entre as opções de carne, peixe ou frango.

Para a minha alegria ela escolheu peixe, então saí de lá pensando em um prato que mesmo sem que ela tivesse provado ainda o sabor a deixaria encantada apenas com a combinação dos ingredientes e seria merecedor da homenagem.

Promessa é dívida, então Gabi, espero que você goste da receita, que os nosso leitores também gostem, e queria aproveitar para desejar mais uma vez um feliz aniversário, muita saúde, muita prosperidade, muitos projetos novos e que você continue sendo essa pessoa fantástica e carismática que é.

Parabéns para você!!!

Ingredientes

  • 2 filés de pescado sem pele e sem espinha
  • 8 batatas tipo aperitivo
  • 8 cenourinhas baby
  • 1/2 abobrinha cortada em cubos
  • 1 pimentão amarelo grande
  • 1 xícara de azeite de oliva
  • 2 dentes de alho
  • 1/2 xícara de vinho branco
  • 3 ramos de tomilho fresco
  • 1 folha de louro fresco
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino moída
  • Salsinha picada para decorar


 

Modo de Preparo

Comece preparando a marinada. Em uma assadeira coloque o vinho, os dentes de alho, os ramos de tomilho, a folha de louro e duas colheres de sopa de azeite. Tempere os lombos do pescado (eu usei o Alabote) com sal, pimenta do reino e disponha-os na assadeira aonde preparou a marinada. Cubra com papel filme e reserve em um local refrigerado por aproximadamente 30 minutos.

O próximo passo é preparar o coulis. Para quem não sabe, é um molho simples que pode ser feito a partir de frutas ou vegetais, cozidos ou não, que depois é processado e apresentado na forma de molho ou calda. Para o nosso coulis iremos usar o pimentão amarelo. Para isso precisaremos retirar a pele do pimentão. Como eu quis preservar a coloração bonita do pimentão amarelo eu preferi assá-lo para então retirar a pele.

Envolva o pimentão no papel alumínio (lado brilhante em contato com o alimento) e coloque no forno médio por 20 minutos ou até que a pele comece a soltar. Retire a pele e as sementes do pimentão e aproveite o caldo que se formou no interior do pimentão para que o coulis fique ainda mais saboroso na hora em que for bater no liquidificador. Bata no liquidificador com duas colheres de azeite de oliva e uma pitada de sal. Processe até que a mistura fique bem lisa e reserve.

Pré aqueça o forno a 200 ºC. Retire a marinada da geladeira, descasque as batatinhas e disponha junto com a abobrinha cortada em cubos e as cenourinhas dentro da marinada. Cubra a assadeira com papel alumínio e ponha para assar por aproximadamente 20 minutos ou o tempo necessário para que os legumes fiquem al dente e o peixe esteja cozido.

Montagem

Disponha no fundo do prato um pouco do coulis de pimentão. Faça uma base com metade das batatas, das cenouras e das abobrinhas. Coloque o filé do pescado em cima dessa base, regue com um pouco do caldo resultante do cozimento do peixe e dos legumes, coloque um fio de azeite e salpique a salsa picada para decorar e finalizar o prato.

Vale dizer o seguinte, esse é um prato de sabores sutis, ingredientes simples que juntos provocam uma explosão de sabores ao paladar. Espero que a homenagem tenha sido à altura e que vocês façam em casa parar comprovar o que estou dizendo.

Bom apetite e até a próxima receita!

Tempo de preparo: 60 minutos

Rendimento: 2 porções

*Por Felippe Augusto, o Pinho.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*