Receita do Pinho: Fettuccine de Abobrinha ao Carbonara do Sertão

Receita do Pinho: Fettuccine de Abobrinha ao Carbonara do Sertão

Eu não sei se já comentei que sou apaixonado pelos sabores do nordeste e do sertão. Abóbora, carne seca, aipim, carne de fumeiro, queijo coalho, carne do sol e por aí eu me perco nessa imensidão de delícias que são ingredientes comuns em nosso dia a dia.

A primeira versão dessa receita, eu preparei da maneira original. Só que não achei original o suficiente para compartilhar com vocês, pois a única mudança seria o uso da abobrinha no lugar da massa.

Aí, pensei: unindo alguns elementos daqui de nossa terra com as técnicas usadas para executar essa receita, então a fusão seria bem mais interessante e os sabores se complementariam. Foi aí que decidi usar a abobrinha para deixar o prato mais leve, a escolha do queijo coalho e da carne de fumeiro também foi para que a receita tivesse menos gordura do que com os ingredientes tradicionais.

O resultado foi um prato extremamente saboroso e na medida do possível mais saudável do que o original.

Ingredientes

  • 2 abobrinhas italianas
  • 2 abobrinhas italianas
  • 2 ovos de galinha caipira
  • 1 dente de alho grande picado
  • 2 colheres de sopa de queijo coalho ralado fino
  • 1 xícara de carne de fumeiro cortada em cubos pequenos
  • 1 1/2 colher de sopa de azeite
  • 1/2 colher de sopa de Pimenta do Reino (moída na hora preferencialmente)
  • 1/2 colher de chá de noz moscada (ralada na hora de preferência)

 

Modo de preparo

Vamos começar pela abobrinha. Existem algumas maneiras de se fazer o fettuccine de abobrinha. Uma delas seria com uma faca bem afiada, retire as pontas e corte fatias finas em sentido longitudinal da abobrinha. Feito isso, corte tiras finas paralelas umas às outras e reserve na geladeira. Caso possua o cortador para fazer macarrão de legumes, use! Vai facilitar muito a sua vida.

Em uma tigela, quebre os ovos, adicione o queijo coalho ralado, a pimenta do reino e a noz moscada. Misture bem até que obtenha uma aparência de um creme. Reserve.

Em uma frigideira adicione 1 colher de sopa de azeite e frite a carne de fumeiro. Reserve sobre um prato coberto com papel toalha para retirar o excesso de óleo.

Na mesma frigideira, coloque o restante do azeite e refogue o alho por um minuto. Adicione a abobrinha e refogue até ela fique all dente. Adicione a carne de fumeiro e misture por mais um minuto para que os sabores se combinem. Esse é o ponto crítico dessa receita.

Retire a panela do fogo e comece a misturar vigorosamente enquanto adiciona lentamente o creme de ovos e queijo. O calor residual da frigideira vai cozinhar os ovos e dissolver o queijo, mas se você julgar que a mistura ainda está muito líquida pode retornar a frigideira ao fogo baixo e continuar misturando. Mas cuidado para os ovos não coagularem e formarem grumos.

Atentem para o detalhe que nessa receita eu não utilizei sal. O queijo coalho possui sal e a carne de fumeiro também e esse sal contido neles é o suficiente para que a receita.

Montagem (opcional por quê precisa de um maçarico de uso culinário)

Corte fatias finas de queijo coalho e disponha no fundo do prato. Maçarique o queijo até que fiquem com um tom marrom escuro. Feito isso, com a ajuda de um garfo e uma colher, enrole o fettuccine e forme uma espécie de “ninho” e coloque em cima dos queijos maçaricados. Finalize o prato com um pouco de pimenta do reino moída na hora.

Espero que tenham gostado da receita, bom apetite para todos e até a próxima.

fettuccine-site
Fettuccine de Abobrinha ao Carbonara do Sertão. Foto: Felippe Augusto / Repórter Gourmet.

Rendimento: 2 pessoas

Tempo de preparo: 40 minutos

Por Felippe Augusto, o Pinho*.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*