Receita do Pinho: Bolo Búlgaro de Ovomaltine

Receita do Pinho: Bolo Búlgaro de Ovomaltine

Bolo Búlgaro de Ovomaltine. Foto: Felippe Augusto.

Essa receita tem uma história interessante. No dia em que conheci Gabrielle, a pessoa por trás de tudo de bacana que vocês veem aqui no site Repórter Gourmet, fui convidado por ela para tomar um café e ai conversamos sobre os mais variados assuntos do mundo interminável da gastronomia. Surgia ali a parceria entre a Cozinha do Pinho e o Repórter Gourmet.

Quando Gabi (ela agora é minha amiga ai eu posso chamar assim) teve que ir, eu ainda fiquei um tempo no lugar aonde conversamos e fui muitíssimo bem atendido pelas meninas trabalhavam no café que a gente estava. Gentilmente elas me perguntaram se eu não queria mais nada e sugeriram um café gelado que eles chamam de “Coffee Ice Blend”, mas que parecia um milk-shake de café. Diante dos mais variados sabores eu vi que dentre eles havia Ovomaltine!

Uma pequena pausa para outra história. Eu amo, como várias outras pessoas também amam, Ovomaltine. Talvez tenha sido uma das coisas que mais consumi em minha vida quando era mais novo. Eu lembro que meu pai comprava várias latas e eu comia com qualquer coisa, inclusive puro, abria a lata e comia de colherada.

Deixando a nostalgia de lado e voltando aos tempos de hoje, depois que me deram o meu Coffee Ice Blend de Ovomaltine e eu dei o primeiro gole eu lembrei o porquê gostava tanto daqueles “cristais” de malte com sabor de chocolate. Fui transportado à momentos muito felizes de minha infância.

Fiquei com aquilo no subconsciente por muito tempo, lembrando do sabor, da maneira como fui atendido pelas funcionárias do local, das conversas com Gabi e sem muito mais explicações a ideia brotou na cabeça e comecei a rabiscar a receita.

Por mais simples que ela possa parecer na descrição dos ingredientes, acreditem, não foi nada fácil fazer as adequações de quantidade. Quando a gente vai preparar doces e bolos as receitas devem ter proporção e qualquer ingrediente a mais ou menos interfere no resultado final da receita. Então quando forem fazer a receita respeitem as quantidades, pois calculei precisamente cada uma delas.

Foi assim que surgiu o Búlgaro de Ovomaltine. Simplesmente sensacional, talvez uma das melhores receitas que eu tenha feito. Quem conhece o sabor de Ovomaltine sabe do que eu estou falando e tenho certeza que vai fazer assim que ler a receita.

 

Ingredientes

  • 200g de manteiga
  • 150g de Ovomaltine e mais o suficiente para apresentação
  • 83g de Cacau em pó
  • 67g de Açúcar mascavo
  • 3 gemas
  • 2 ovos
  • 1 pitada de sal

Modo de Preparo

Comece pré-aquecendo o forno a 220ºC. Unte uma forma para cupcake, de preferência de silicone, com manteiga, se não for de silicone, forre com papel alumínio e depois unte novamente por cima do alumínio, isso vai ajudar na hora de desenformar os bolos. Reserve.

Coloque a manteiga em uma tigela e derreta-a em banho-maria. Quando a manteiga estiver completamente dissolvida acrescente o cacau em pó, 2/3 do Ovomaltine e misture até que a mistura se torne homogênea. Adicione a pitada de sal. Junte o açúcar e misture vigorosamente.

Dica do Pinho: Nesse momento utilize uma batedeira, isso poupará seus braços e vai trazer um resultado melhor para a mistura. Bata por 5 minutos. Desligue o fogo e reserve.

Em uma outra tigela, acrescente as gemas e os ovos inteiros e misture com a ajuda de uma colher ou com um fouet. Despeje a mistura de ovos vagarosamente na tigela aonde está mistura de manteiga, chocolate, Ovomaltine e açúcar e continue a bater com a batedeira. Ligue de novo o fogo, baixo. Se você adicionar os ovos de vez o calor da outra mistura irá cozinhar os ovos e a receita estará perdida.

Uma vez que os ingredientes foram combinados, continue a bater por aproximadamente 5 minutos. Coloque os 1/3 restantes do Ovomaltine e envolva vagarosamente com a ajuda de uma colher.

Despeje a mistura na forma previamente untada e coloque no forno para assar por aproximadamente 40 minutos ou até que o centro do bolo esteja mais firme. Cuidado para não assar demais senão irá ficar amargando.

Espere esfriar para desenformar. A maneira mais rápida é colocar no refrigerador para ficar mais fácil de remover da forma de silicone ou retirar o papel alumínio caso você tenha utilizado. Uma vez desenformado, disponha um pouco de Ovomaltine em um prato e passe os bolos para que eles fiquem cobertos com os “cristais”.

Vocês podem servir com um bom chantilly fresco batido ou uma bola de sorvete de creme ou simplesmente com um bom creme de leite gelado.

Então é isso aí pessoal, espero que tenham gostado dessa receita; ela foi pensada com muito carinho e feita exclusivamente para o site.

Até a próxima receita!!!

Rendimento: 6 porções

Tempo de Preparo: 30 minutos mais 40 minutos assando

Por Felippe Augusto, “Pinho”.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*