Partiu Itacaré 1: boa comida, boa conversa e novas amizades

Partiu Itacaré 1: boa comida, boa conversa e novas amizades

A viagem começou! Quatro dias no paraíso. As praias e paisagens paradisíacas são cenário para os sabores que Itacaré guarda e que vamos viver, quer dizer, que já estamos vivendo.

Chegamos no final da tarde e o primeiro ponto de parada não podia ser outro: Café com Cacau, a casa da querida Marli. Rústico e aconchegante, o restaurante e lanchonete fica na beira da estrada, pouco antes de chegar no centro da cidade.

IMG_6470

Lá provamos desde bolo de chocolate, que não leva açúcar e nem leite até pão de queijo com geléia de cupuaçu – indicação de Marli. E claro, acompanhado de um cafezinho coado, que colaborava para não querer mais sair dali.

A noite foi uma surpresa. Há dois anos sem visitar Itacaré faz com que a gente ande pela Pituba (rua principal) olhando tudo que há de novo e relembrando os sabores e momentos vividos nos restaurantes que já foram visitados.

As descobertas da noite que mais chamaram a atenção foram duas: a Komboza Arte, um espaço que reúne arte e gastronomia, em um terreno que lembra um food park, mas que neste caso só existe um trailer mesmo. O segundo é o Jiló, um restaurante de cozinha contemporânea que encanta à primeira vista.

IMG_6408

Impossível não querer entrar, mesmo tendo uma placa informando: “esgotado”. Ao passar pelo do Jiló, a primeira imagem é do chef Icaro Rosa cozinhando abertamente, ao lado de uma churrasqueira. O restaurante é especializado em comida feita na brasa, assada.

O lugar encanta qualquer pessoa apaixonada por espaços que têm alma e personalidade. Ao fazer literalmente um tour 360 pelo restaurante encontro os chefs convidados do Festival Sabores de Itacaré desfrutando de um um banquete à la Babette no Jiló. O Fabrício Lemos, foi a pessoa que me apresentou ao chef Ícaro e fez imensos elogios ao seu trabalho.

A noite só começava. O nosso caminho era em direção às aulas shows do primeiro dia do Festival Sabores de Itacaré. Foi montado um palco na orla da cidade e quatro profissionais se apresentaram, entre eles os chefs Meia Noite (Restaurante Capim Santo – SP), Leonardo Roncon (Chef e apresentador do Chef’s em Ação, cama Sony) e o casal e sócios Fabrício Lemos e Lisiane Arouca (Restaurante Origem).

Jantar do primeiro dia…

Foi no restaurante No Boteco, localizado perto da praia da Concha. Eles estão participando do Festival Sabores de Itacaré com outros 34 estabelecimentos do evento com um prato especial, que leva ingredientes da agricultura familiar.

IMG_6412

Pouco movimentado mas com atendimento atencioso, o prato da noite surpreendeu positivamente a todos pela criatividade e sabor. Eles criaram um prato com filé de dourado coberto com molho de limão acompanhado de arroz de açafrão e banana da terra empanada na farinha da tapioca. O prato era composto ainda com coentro largo, uma espécie de PANC (planta alimentícia não convencional) encontrada na região.

A festa dos chefs

Quando as aulas acabaram a interação começou ao lado do palco, na pizzaria bar Orla 55. Um espaço pequeno, mas confortável com opções de pizza e bebidas que vão desde cervejas artesanais, drinks e vinho.

IMG_6437

A noite se estendeu e um dos poucos lugares ainda aberto que servia comida e bebida na cidade era o bar, que ficava perto do palco. Lá os chefs se reuniram, brindaram e comeram. E por falar em comer, rolou até desafio do sururu com pimenta – quem consumia mais o caldo, após jogarem uma quantidade representativa de molho picante.

O primeiro dia em Itacaré já foi marcado por momentos e sabores únicos. Ainda temos três dias pela frente! Acompanhe comigo, essa viagem é nossa!

Confira o segundo dia da trip gourmet, clique aqui.

2 Comments

  1. Mariluci Alves

    Também acredito que a gastronomia aproxima as pessoas, embora muitos ainda gostem de criar polêmicas! Hoje está fazendo 01 ano que ingressei nesse novo mundo e confesso que sou muito mais feliz! Estou conhecendo pessoas que fazem tudo com amor, e não somente pelo dinheiro, e voce é uma delas!! O mundo corporativo é muito frio às vezes e acho que na gastronomia estou encontrando meu lugar!! Amo Itacaré…esse lugar é mágico!! Bjos, Mari.

    • Redação

      Compartilhamos também dessa opinião e por aqui a gente costuma dizer que “comida conecta todo mundo!”. E sim, Itacaré é lindo!!!! A viagem foi uma experiência incrível!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*