O steak perfeito!

O steak perfeito!

Steak. Fotos: Felippe Augusto.

Eu já havia comentado sobre a minha paixão por carne na postagem anterior, pensando nisso e diante da dificuldade que algumas pessoas têm em fazer aquele steak suculento e com aquele tom rosado por dentro, eu decidi escrever essa receita.

Hoje em dia existem equipamentos modernos para cozinhar em baixa temperatura durante horas. Estes equipamentos são chamados de Termocirculadores (Sous Vide). Eles ainda não são tão acessíveis devido ao preço.

Sempre busquei unir na minha cozinha técnicas de culinária e criatividade para solucionar a falta de alguns equipamentos que não possuía. Sendo assim, depois de horas de pesquisas, nos mais variados sítios da internet, acabei descobrindo uma maneira funcional e acessível para que qualquer um seja capaz de fazer um steak perfeito. Aí vai a receita:

MATERIAL NECESSÁRIO

01 caixa térmica (tipo cooler de cerveja)

01 saco tipo ziplock

01 termômetro digital

Ingredientes

  • 01 steak de contrafilé
  • 01 colher de sobremesa de manteiga
  • 02 ramos de tomilho fresco
  • Azeite de oliva, o necessário para grelhar
  • Sal à gosto
  • Pimenta do Reino Preta à gosto

MODO DE PREPARO


Comece temperando o steak dos dois lados com o sal e pimenta. Coloque o filé dentro do saco ziplock, adicione a manteiga o tomilho e reserve.


Será necessário uma quantidade de água que seja suficiente para cobrir o steak por completo. Aqueça a água até 55 Cº, confira com a ajuda do termômetro.


Coloque a água aquecida dentro do cooler. Comece a imergir o ziplock que está com o steak até o limite do lacre e vede. Fazendo isso o excesso de ar contido dentro saco será expulso e a embalagem lembrará um pacote a vácuo. Certifique-se de que o ziplock está bem lacrado, pois não deve entrar água na embalagem.

Coloque o termômetro dentro da caixa térmica e fecha a caixa, deixando o visor do termômetro para fora. Deixe o steak submerso por aproximadamente 60 minutos.


Quando retirar o steak, remova a embalagem ziplock, descarte o tomilho e seque o steak com ajuda de um papel toalha. Nesse momento o steak não tem uma aparência muito boa.


Aqueça uma frigideira, coloque o fio de azeite e aguarde até que comece a fumaçar. Sele os dois lados do steak virando cada lado por 30 segundos para garantir que fique uniforme. O processo todo deve durar uns 6 minutos (3 minutos de cada lado).


Retire o steak da frigira e deixe-o descansar. Após 3 minutos é só cortar e ver como ficou suculento, úmido e perfeitamente cozido.

*Receita do Pinho por Felippe Augusto.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*