Litoral Norte recebe Festival Tempero no Forte

Litoral Norte recebe Festival Tempero no Forte

Pratos curiosos, combinações cheias de possibilidades e caçarolas saborosas vão imperar na décima segunda edição do Festival Tempero no Forte, que confirma o time de chefs de Salvador, da Praia do Forte e Litoral Norte e também de outros estados brasileiros, promovendo um verdadeiro intercâmbio de sabores, entre 30 de novembro e 10 de dezembro.

O Festival  acontece nos principais restaurantes da Praia do Forte e seu entorno, e movimenta toda a população agradando os mais exigentes paladares. O evento tem como objetivo maior evidenciar e divulgar o evento como referência profissional gastronômica, além de potencializar a economia através da culinária fortalecendo também o turismo. Interessados em participar devem fazer as inscrições no site www.temperonoforte.com.br.

Participante veterano do Tempero no Forte, o chef Isaías Neries, do Parador Lumiar, na Serra Fluminense, desta vez estará no Vila Gourmet, do Sobrado da Vila, e homenageará o tema do evento com uma entrada à base de mix de folhas ao molho de mostarda em grãos e ainda o Filé Mignon em Carvão com Frutas Tropicais e Molho de Umbu.

Os estreantes do Tempero no Forte são a Chef Aglay Piovesan, que estará na Risoteria apresentando o Risoto de Camarão ao Perfume Thai; o paulista Claudio Teodoro, chef excecutivo do Capim Santo, em São Paulo, que ficará no restaurante da Pousada Porto da Lua; o paraense Ofir Oliveira, de Belém, falando na Cozinha Show sobre Frutas da Amazônia; João Belezia, paulista dono do buffet que leva seu nome, criou para o Terra Brasil, o Camarão com Farofa de Coco, Vinagrete de Feijão Andu e Maracujá. Ainda participam pela primeira vez, Victor Dimitrow e Bárbara Camargo, do Peti Restaurante, em São Paulo, e o chef confeiteiro do Tivoli, responsáveis pelo Jantar a seis mãos do Tivoli Eco Resort Praia do Forte, no restaurante À Sombra do Coqueiral.

Da capital baiana, participam do festival, Ana Robéria, do Bella Gourmet Bistrot, que assina o Camarão Tropical com Purê de Manga e Arroz de Coco para o restaurante da Pousada Casa do Forte; a consultora gastronômica e dona de uma fábrica de massas artesanais, Chuca Cardoso, que assumirá a cozinha do restaurante do hotel Via dos Corais com o Filé com Molho de Frutas Tropicais, Mil Folhas de Batatas e Gruyère; Vini Figueira, da Cantina du Vini e KoPhai, com o Peixe Branco Grelhado com Molho de Uvas, Mousseline de Mandioquinha e Farofa de Caju, para o Mediterraneus; e a cozinheira Donana, que tem unidades do restaurante em Salvador, Vilas do Atlântico e uma na Praia do Forte.

Com vocação para a gastronomia, o charmoso vilarejo de Praia do Forte, reserva talentosos cozinheiros que, ao longo de 12 anos, aperfeiçoaram suas artes e vão apresentar suas delícias. São eles, Alex Souza, do Sabor da Vila; Nalva Oliveira, da Taverna Paradiso; Heloísa Simões, do Made in Bahia e Jean Carlos Simões do Made in Bahia Pizzaria; Bárbara Maria, do restaurante Atobá, do Porto Zarpa Hotel; José Manuel, do Hoopa Burguer; John Silva e Marco Stocco, do 7 Pizzas e Pizza di Roma; Sara Maria, do Restaurante do Tamar; Talita Guimarães, do Tango Café; Cremilda Almeida, do Atelier 72; Clodô dos Santos, do Porto Forte; Crispina Queiroz, do Feijão de Corda; Elaine Carvalho, da Casa de Praia; e as equipes de cozinha do Vinobar, Vinopizza e Its Gastronomia.

Já no Litoral Norte e entorno da Praia do Forte, como vem acontecendo há seis anos, marcam presença o Empório Jacuípe, em Jacuípe, que traz a chef Ana Paixão, com sua Salada Tropical, recheada com camarão, lula, abacaxi e manga em molho agridoce. De Arembepe, Edileuza Costa, da Tapiocaria Beiju com Tudo Dentro, servirá o Beiju Recheado com Brigadeiro e Morangos. Já na Lagoa de Aruá, Ueliton Soares vai preparar o Filé ao Vinho com Baião de Dois e Tostones de Banana da Terra, para o Terroir do Axé e, pela primeira vez no Festival, o chef italiano Angelo Castiglioni, do Polomar, no mirante de Praia do Forte, promete fisgar o paladar com o Arroz Casimir.

Cozinha show

Chef Morena Leite vai apresentar aula show no Festival Tempero no Forte. Foto: Divulgação.
Chef Morena Leite vai apresentar aula show no Festival Tempero no Forte. Foto: Divulgação.

Veterana do evento, tendo participado de todas as suas edições, a chef Morena Leite – que cuida das unidades de seu restaurante Capim Santo, em Trancoso, em São Paulo, e agora no Rio de Janeiro, em sociedade com a atriz Mariana Ximenes –, abre a programação da Cozinha Show, no dia 30, quinta-feira, das 19h30 às 20h30, apresentando um curioso Ceviche de Frutas, já que o tema do evento é ‘Frutas Tropicais’.

Na sexta, 1º de dezembro, o Chef Lourival França, abordará o tema ‘Resgatando os Sabores da Terra’, preparando o Nhoque de Banana da Terra ao Molho de Coco Verde com Camarão e Frutas, na sua aula, das 18h às 19h. Na sequência, das 19h30 às 20h30com toda a sua expertise e profissionalismo, a consagrada chef e curadora do festival gastronômico, Tereza Paim, do Restaurante Casa de Tereza, no Rio Vermelho, prepara o Camarão ao Molho de Mangaba e Arroz de Coco na aula ‘Meu Brasil Brasileiro’. Para encerrar o segundo dia da Cozinha Show, o chef titular do Tivoli Ecoresort, Carlos Bento, colocará a mão na massa com o prato e a receita do Frutos do Mar Flambados em Infusão de Cambuí ao Coulis de Manga e Galette de Inhame, das 21h às 22h.

Já no sábado, 2, a Cozinha Show terá quatro aulas e cinco chefs, para aguçar as papilas gustativas de turistas e visitantes. Chef confeiteiro do Tivoli Ecoresort, na Praia do Forte, o jovem Fred Miranda ensinará para a criançada, na oficina ‘Mini Chef – Cozinha para Crianças’, como fazer irresistíveis Brigadeiros Tropicais, das 15h30 às 16h30. Depois, será a vez do chef paulista e arquiteto, João Belezia, entrar em cena. Dono de um buffet que leva seu próprio nome, ele dialogará sobre a Trilogia para um Banquete – Três Festas Para um Mesmo Prato, das 17h às 18h. Na aula seguinte, das 18h30 às 19h30, o Chef Sérgio Paiva, do SENAC, ensinará a fazer o Crevette en Coquille Tropicale. As aulas  serão finalizadas com a dupla de chefs e sócios do premiado Restaurante Origem, Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, desmistificando as curiosidades e truques dos Frutos do Sertão, das 20h às 21h.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*