IX Festival de Gastronomia Tempero do Forte acontece este mês

IX Festival de Gastronomia Tempero do Forte acontece este mês

O evento será realizado na Praia do Forte, Litoral Norte da Bahia, de 20 a 30 de novembro, reunindo chefs locais, de Salvador e de outros estados

Um dos eventos gastronômicos mais aguardados por turistas e baianos, é o Festival de Gastronomia Tempero no Forte, que chega a sua nona edição de 20 a 30 de novembro, na charmosa vila de pescadores, do Litoral Norte, a Praia do Forte. O Festival traz o sabor dos frutos do mar, tema escolhido para este ano.

Este ano o evento congrega mais de 20 restaurantes da Praia do Forte e do seu entorno, reunindo chefes locais, como a anfitriã e curadora do evento, Tereza Paim e de fora, a exemplo da paulista Morena Leite, residente do restaurante Capim Santo, que participa do Tempero no Forte desde a primeira edição. Além de Morena, quem também já confirmou presença é outro veterano do Festival, o chef carioca Isaías Neries, do Parador Lumiar , na região de Friburgo, Rio de Janeiro .

“Um dos objetivos do evento é incrementar o fluxo turístico do balneário com o turismo gastronômico no período”, revela Djanira Dias, organizadora do evento. O IX Tempero no Forte acontece em paralelo e em harmonia com o VI Festival de Arte e Cultura, o Festival Comunidade — com cursos preparatórios para os estabelecimentos participantes — e atrações como ‘Cozinha Show’ e jantares entre outras atividades.

arroz-de-polvo-tereza-e1414370646902
Arroz de Polvo com Frutos do Mar – Chef Tereza Paim.

ATIVIDADES

CHEF RECEBE – O Festival nos Restaurantes – Chefs de todo o Brasil e cozinheiros locais criam pratos especiais, tendo os Frutos do Mar como ingrediente de destaque.

FESTIVAL COMUNIDADE – Aulas para a Comunidade em parceria com o SENAC e SEBRAE.

COZINHA SHOW – Aulas sobre Gastronomia Brasileira com Chefs convidados.

EVENTOS PARALELOS – Almoços e Jantares Especiais realizados pelos Restaurantes, Resorts e Pousadas participantes.

CASA DE FARINHA – Legado do primeiro Festival, virou equipamento turístico gerando renda pra comunidade, que fabrica “ao vivo” a farinha e seus derivados.

 

VI FESTIVAL DE ARTE E CULTURA:

ARTE COM TEMPERO – Artistas plásticos e fotógrafos convidados criam obras exclusivas rendendo homenagem ao ingrediente tema do Festival.

MERCADO CULTURAL DO FORTE – Exposição e venda do artesanato local e dos produtos da região

MÚSICA e CULTURA COM TEMPERO – Vários estilos musicais como Samba, chorinho e MPB, além de Grupos Folclóricos e culturais da região.

SERVIÇO

O quê: IX Festival de Gastronomia Tempero do Forte
Quando: 20 a 30 de novembro

Onde: Praia do Forte – Mata de São João
Entrada: Gratuito

Mais informações: www.temperodoforte.com.br

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*