Itacaré recebe Festival Gastronômico

Itacaré recebe Festival Gastronômico

As famosas praias de águas claras atraem milhares de turistas de todo canto do mundo para Itacaré . As belezas naturais encantam os visitantes apreciadores do turismo de aventura e esportivo, mas não é só isso que a cidade tem a oferecer.

itacare

Com uma gastronomia voltada para os produtos do cacau e frutos do mar, o município se prepara para iniciar o verão com a programação do Iº Festival Gastronômico “Sabores de Itacaré”. O evento acontece entre os dias 11 a 21 de dezembro e marca o início da temporada mais quente e agitada da região.

Situada no Sul da Bahia, Itacaré é um dos principais centros turísticos do litoral Sul baiano, e se destaca pela riqueza da produção pesqueira e de produtos típicos que fazem parte da culinária regional do local; como mandioca, cacau, dendê, pimenta, côco, pescados e frutas da época.

A agricultura familiar é um destaque da região. É fácil encontrar pessoas comercializando frutos do mar, legumes, frutas e verduras cultivados no quintal de casa. A qualidade dos alimentos orgânicos intensifica os sabores das receitas.

Divulgação.
Divulgação.

O Iº Festival Gastronômico “Sabores de Itacaré” leva a patente da chef Rosa Gonçalves, uma das organizadoras. Para ela, firmar uma identidade gastronômica através da culinária sustentável e da valorização dos produtos locais e regionais é o grande desafio do evento.

Com o tema “Riquezas do Mar e da Terra”, as receitas dos pratos apresentados deverão ter como ingredientes principais os produtos tradicionais da região cacaueira, principalmente os alimentos cultivados pela agricultura familiar.

RESTAURANTE ESPAÇO BRASIL
Divulgação.

Durante os dez dias do festival, o público degustará os pratos inscritos com preço promocional. O evento acontecerá de forma simultânea em todos os 36 estabelecimentos participantes que estão subdividos em quatro categorias – prato principal, petisco, lanche e sobremesa.

Além da degustação nos restaurante, a programação do Festival terá também encontros sobre os temas agricultura familiar, pesca e gastronomia no turismo, oficinas de gastronomia, visitas técnicas às fazendas de plantio de cacau, rodada de negócios, Corrida de Garçons, aulas-show com grandes chefes da gastronomia nacional e apresentações culturais e musicais.

De acordo com o secretário de Turismo de Itacaré, Júlio Oliveira, o Projeto do Festival “Sabores de Itacaré”, foi preparado por várias mãos e tem como objetivo inserir o destino no roteiro turístico gastronômico do Brasil.  A expectativa do secretário é atrair cerca de 10 mil pessoas para a cidade, na semana do evento.

Serviço

O que: Festival Gastronômico Sabores de Itacaré

Onde: Itacaré – Bahia

Quando: 11 a 21 de dezembro de 2014

Informações: www.facebook.com/saboresdeitacare

One Comment

  1. Pingback: Festivais é a porta para o resgate da gastronomia de raiz | Repórter Gourmet

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*