Gastronomia é apresentada como arte em Aula Show

Gastronomia é apresentada como arte em Aula Show

Tudo começa com uma inspiração, ai então, vem o estudo técnico, o esboço da criação, os experimentos e por fim, voilà, a obra de arte é finalizada. Pode ser  cofit de bacalhau ou mesmo um arroz sertanejo. A questão é: ‘gastronomia também é arte’. É a expressão da alma, é saber escolher os insumos e associá-los em harmonia, é conseguir despertar os sentidos – visão, audição, olfato, paladar e tato, e ter prazer em executar e compartilhá-lo com quem está em volta.

IMG_4001
Chef Don Fabrízio Abbate em Festival Gastronômico Sabores de Itacaré.

E assim fez o chef Don Fabrizio Abbate, durante o Festival Gastronômico Sabores de Itacaré, que aconteceu entre os dias 11 e 21 de dezembro. Ele apresentou ao público, durante a aula show, a sua expressão artística e valores. Exibiu um vídeo (assista abaixo) que equipara a arte de cozinhar com a música “gastronomia, assim como a música, nasce em um lugar e se espalha livre e sem fronteiras”. E defendeu o resgate da agricultura familiar como alternativa para uma alimentação “limpa e justa” e a valorização dos produtos regionais.

 

 Pratos do Festival

Para apresentar a sua arte, o italiano, chef e proprietário do restaurante que leva o seu nome, em Arraial D’Ajuda, preparou dois pratos com ingredientes brasileiríssimos. O primeiro foi um ‘risoto de farinha d’água’ que leva camarão e lagosta acompanhado de um filé de peixe. Já o segundo foi um tofu com creme de ouriço do mar e leite de castanha do Pará.

Risoto de Farinha D'Água com filé de peixe.
Risoto de Farinha D’Água com filé de peixe. Foto: Divulgação.

 

Veja mais

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*