Itacaré. Foto: Divulgação.

Gastronomia de raiz é tema de festival em Itacaré

De 1 a 17 de dezembro o município de Itacaré recebe a terceira edição do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré. O evento antecipa a abertura do verão em um dos mais importantes destinos turísticos da Bahia.  O tema este ano é “Gastronomia de Raiz”, que visa resgatar as riquezas gastronômicas do município.

“A ideia é promover os temperos, cheiros e sabores típicos da região, projetando o melhor da gastronomia local e a sua identidade”, afirma o consultor em turismo e eventos, Julio Oliveira, produtor e consultor do Festival.

Entre as novidades desta edição está a produção da agricultura familiar na composição dos pratos, o que valoriza ainda mais, a cultura da região. “As receitas contarão com ingredientes tradicionais da região cacaueira e alimentos cultivados no município”, ressalta Julio Oliveira.

Foto: Divulgação.

Mais de 10 mil pessoas são esperadas na cidade durante o evento. Segundo os organizadores, 35 restaurantes já confirmaram presença. Além do cardápio exclusivo, o festival contará com uma cozinhas show, feira gastronômica, programação cultural e apresentações artísticas.

Capital Regional da Gastronomia

Localizada a 422 km de Salvador, no litoral Sul da Bahia, Itacaré se destaca pela riqueza da produção pesqueira e de produtos típicos que fazem parte da culinária regional do local; como mandioca, cacau, dendê, pimenta, coco, pescados e frutas da época. No período do festival a cidade se transforma da capital regional da gastronomia de raiz.

O ponto de encontro é a Rua da Pituba, a Passarela da Vila e a Orla da cidade, onde estão localizados bares, restaurantes, café, boates onde as acontecem festas com ritmo de forró, samba, reggae e axé. Durante o Festival este é o roteiro dos amantes da gastronomia, que passam de restaurante em restaurante, degustando cada um dos  pratos, principais atrações do festival.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*