Entenda a diferença entre os vinhos

Entenda a diferença entre vinho orgânico, biodinâmico e natural

Muita gente ainda acredita que todos os vinhos fazem bem para saúde, mas infelizmente isso não é verdade. Assim como os demais produtos industrializados, a grande maioria dos vinhos que encontramos no mercado podem conter mais de 200 produtos químicos listados pela ANVISA e permitidos no cultivo das uvas e na sua vinificação. Vão desde leveduras selecionadas e modificadas geneticamente até conservantes, estabilizantes, potenciadores de cor e aromas, acidulantes, taninos em pó, entre várias outras substâncias. Pois é, por isso aquela ressaca no dia seguinte e você achando que era apenas culpa do álcool!

Então aquele vinho que deveria ser naturalmente benéfico, em muitos casos, é um produto industrializado cheio de química, sem vida, e manipulado para te agradar e vender mais.

Devido à preocupação crescente com a qualidade dos alimentos que são levados à mesa e o modo de produção deles, as pessoas têm procurado um estilo de vida saudável, buscando alimentos orgânicos e mais sustentáveis. E se isso já é um assunto em pauta em relação a nossa alimentação, com os vinhos não poderia ser diferente. Começamos a nos deparar com os termos orgânico, biodinâmico e natural em alguns rótulos, mas você tem idéia do que eles querem dizer?

Vinho Orgânico
uvas
É aquele produzido com uvas cultivadas organicamente, ou seja, sem uso de pesticidas, fungicidas ou agrotóxicos, que utiliza a própria natureza e sua biodiversidade no controle das pragas. Nesse caso, os fertilizantes químicos também são substituídos por adubos naturais.
Estima-se que 4% dos vinhedos do mundo sejam orgânicos hoje em dia, isso representa mais do que o dobro de 10 anos atrás.

Para ser considerado orgânico, o vinho precisa ser certificado por alguma empresa reguladora, que siga os padrões mínimos regulamentados no país onde ele será comercializado. Esse vinho poderá ser vinificado de forma convencional. O que irá diferir, nesse caso, é a pureza da matéria prima.

Vinho Biodinâmico

Ilustração do sistema biodinâmico.
Ilustração do sistema biodinâmico.

É o vinho produzido tendo como base os conceitos do filósofo austríaco Rudolf Steiner, que criou a Antroposofia. Segundo sua filosofia, a agricultura deve ser vista como um sistema vivo, que precisa estar sempre em equilíbrio.

Assim como na viticultura orgânica, o biodinâmico é feito sem o uso de produtos químicos, porém vai muito mais além. Os produtores buscam a perfeita integração entre os reinos vegetal, animal e mineral seguindo um calendário de plantio, poda, colheita e, até mesmo o engarrafamento do vinho, de acordo com o calendário lunar. É usado uma espécie de homeopatia em todos os tratamentos no vinhedo.

Para receber certificado biodinâmico é preciso ter certificação orgânica. Essa certificação proíbe o uso de leveduras selecionadas. O vinho deve ser fermentado pelas leveduras presentes no local.

Vinho Natural

Vinhos naturais. Foto: Internet
Vinhos naturais. Foto: Internet

Conceito normalmente usado por pequenos produtores feito a partir de uvas cultivadas de forma orgânica ou biodinâmica, e então, vinificado naturalmente com a mínima intervenção possível.

O processo de vinificação tem que ser conduzido sem utilizar químicos para correção de acidez, micro oxigenação, ou qualquer aditivos para cor e aromas, leveduras selecionadas, e principalmente conservantes como os sulfitos que são amplamente utilizados  nos vinhos convencionais.

É um estilo de vinho polêmico, fora do apelo comercial e nem sempre bem compreendido. Sua produção é mais arriscada e o produtor precisa de atenção redobrada, transformando o enólogo praticamente num artesão. Vinho vivo, puro e sincero, ignorando os críticos.

Não existe um órgão oficial que regulamente os vinhos naturais, portanto o conceito é marcado muito mais pela ideologia do produtor. Independentemente das diferenças entre os vinhos naturais, orgânicos e biodinâmicos, uma coisa é certa: os três estilos se preocupam com a qualidade da bebida e com a saúde do consumidor.

Experiência em Salvador

Antenada com essa tendência e com proposta de uma alimentação saudável, FIT e funcional, mas sem abrir mão da beleza e do sabor, a Marmitaria Light & Gourmet promoveu, no mês de agosto (24) um incrível menu degustação em seis etapas com alguns vinhos orgânicos e biodinâmicos, harmonizados pela Decanter Salvador.

Quer saber como foi esta noite e quais vinhos foram degustados? Clique aqui.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*