Pudim de Tapioca da Gabriela. Foto: MdeMulher.

Da literatura para a mesa Pudim de Leite da Gabriela

Pudim de Tapioca da Gabriela. Foto: MdeMulher.

Os quitutes de Gabriela já são bem conhecidos nos quatro cantos do mundo, através do romance, de Jorge Amado, ‘Gabriela Cravo e Canela’. Cozinheira de mão cheia, a personagem prepara um ‘Pudim de Tapioca’, que deixa muitos com água na boca. Direto do livro ‘A comida baiana de Jorge Amado’, da autora e filha do escritor, Paloma Jorge Amado, vamos apresentar a receita da sobremesa. E lembrar que hoje, na Livraria Saraiva do Shopping Barra, às 19h, será o lançamento do livro, com a presença da apresentadora e escritora, Rita Lobo, que editou e descomplicou as receitas da literatura de Jorge Amado.

Saiba mais a respeito do lançamento do livro e sobre a autora em ‘Os sabores da mesa de Jorge Amado em livro’

Pudim de Tapioca da Gabriela

Ingredientes

  • 1/2 xícara (chá) de tapioca granulada
  • 1/2 litro de leite
  • 4 ovos (separados da seguinte forma: 3 gemas, 3 claras em neve e 1 ovo inteiro)
  • 1 lata de leite condensado
  • 200ml de leite de coco
  • 1/2 coco ralado
  • 2 colheres (sopa) de manteiga

Modo de preparo:
Primeiro, hidrate a tapioca: ferva o leite, retire do fogo e imediatamente coloque a tapioca. Misture tudo, cubra com uma tampa e deixe descansar. Caramelize com açúcar a forma de pudim. Raspe o coco e bata todos os ingredientes (exceto as claras em neve) no liquidificador por três minutos.

Pré-aqueça o forno (temperatura máxima). Introduza as claras aos ingredientes batidos anteriormente, misture-as delicadamente, depois despeje na forma e cubra com papel alumínio. Leve ao forno em banho-maria e deixe em fogo máximo por 30 minutos. Depois desse tempo, retire o papel e deixe por mais 30 minutos até dourar, mas sem abrir o forno. Retire o pudim, deixando-o esfriar em temperatura ambiente e depois conserve em geladeira. Sirva com baba-de-moça.

*Receitas do livro ‘A Comida Baiana de Jorge Amado’.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*