Stick de tilápia com maionese de coentro preparado pelo Pinho. Foto: Repórter Gourmet.

Receita do Pinho: Stick de tilápia com maionese de coentro

Há algum tempo pensei nessa receita vendo um programa de culinária na televisão. A receita ficou rascunhada durante muito tempo, mais tempo do que eu queria e então essa semana ela acabou sendo testada e aprovado no controle de qualidade Cozinha do Pinho. A receita é muito fácil de ser feita e os passos são bem simples. Para completar, a maionese que fiz, foi uma maionese segura, pois não usa ovo cru então dura mais tempo sob refrigeração.
O resultado final foi melhor do que eu esperava, bem melhor! Ficou delicioso, recomendo demais que vocês façam na casa de vocês.

INGREDIENTES
Para o Stick:
-500g de filé de tilápia
-2 dentes de alho picados
-1 colher de sopa de raspas de limão siciliano
-1 colher de sopa de sementes de coentro moídas
-Sal e Pimenta do Reino Branca a gosto

Para a maionese:
-1 ovo inteiro cozido
-1/2 moio de coentro
-1/2 xícara de azeite de oliva + 2 colheres de sopa
-1 colher de sopa de óleo de soja
-Sumo de 1/2 limão Tahiti
-Sal e pimenta do reino a gosto

Para empanar:
-xícaras de farinha panko (ou farinha de rosca)
-1 ovo
-1/4 xícara de leite

PREPARO
Para fazer essa maionese, vocês vão precisar fazer antes um azeite de coentro. Para isso coloque água em uma panela e espere levantar fervura. Coloque o coentro e deixe branquear por 1 minuto no máximo. Retire o coentro e coloque em uma tigela com água gelada para interromper o processo. Escorra e pressione bem para que todo excesso de água seja removido. Corte em pedaços pedaços, coloque no liquidificador junto com a 1/2 xícara de azeite e processe até que esteja uma mistura homogênea. Reserve.

Dica: aproveite a água que branqueou o coentro para cozinhar o ovo.
Em um outro recipiente, coloque o ovo cozido cortado em pedaços, o sumo do limão, o sal e a pimenta. Use um mixer (para ser mais rápido e prático) e comece a processar e vá adicionando o óleo de soja devagar. Depois faça o mesmo com o azeite e por fim com o azeite de coentro (aproximadamente 2 colheres de sopa). Depois de pronta, reserve na geladeira.

Em um processador de alimentos, coloque os filés de Tilápia, o alho, as raspas do limão, as sementes de coentro, o sal e a pimenta do reino Branca. Processe até obter uma massa homogênea. Coloque metade da massa em um saco tipo ziplock e molde na forma de um retângulo retirando todo o ar. Repita a operação com a outra metade da massa. Coloque na geladeira por 30 minutos. Encha uma panela com água até que levante fervura e desligue. Retire as massas da geladeira e coloque os sacos dentro da panela deixando a parte do zip para fora (para não entrar água) e tampe. Deixe por no mínimo 45 minutos e depois retire e coloque na geladeira por 2 horas.

Passado o tempo, retire da embalagem e corte em tiras de 1 dedo aproximadamente. Cada massa deve render de 8 a 10 sticks.
Empane duas vezes passando pela farinha panko, depois no ovo e novamente na farinha panko. Frite em óleo quente e sirva ainda que te acompanhado da maionese de coentro.
Fica sensacional!!!

Rendimento: 20 sticks
Tempo de preparo: 3h

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*