Cozinha do Pinho: Inspiração para o Dia dos Namorados

Cozinha do Pinho: Inspiração para o Dia dos Namorados

Taglioline ao molho de Cream Cheese e Limão Siciliano com Camarões e Vieiras Grelhados. Foto: Felippe Augusto.

Todas as vezes que finalizo um prato começa em minha mente um leve desespero atrás da próxima receita a ser criada. Algumas vezes ela já vem acompanhada de outras, mas quase sempre surgem uma por uma.

Olhem como as coisas são engraçadas, eu estava atrás de inspiração para uma preparação à base de carne. Durante a minha pesquisa encontrei a imagem de um prato do chef Ronaldo Canha que me fez mudar a minha preferência. A preparação do proprietário do restaurante Quadrucci, era um taglioline ao molho de mascarpone e limão siciliano com camarões grelhados.
Na versão original, o chef prepara a receita com mascarpone. Por ser um produto com valor elevado aqui em nossa terra, resolvi fazer uma adaptação, então substitui por cream cheese. Para dar ainda um toque de sofisticação utilizei vieiras frescas.

 

O resultado final foi uma massa com um molho suave e leve, mas cheio de sabor. Espero que vocês gostem do resultado tanto quanto eu!

 

Como o dia dos namorados está se aproximando, esse prato é uma excelente opção para desfrutar o momento acompanhado por alguém especial.
Receita: Taglioline ao molho de Cream Cheese e Limão Siciliano com Camarões e Vieiras Grelhados

 

Ingredientes

  • 200g de Taglioline
  • 8 camarões médios
  • 6 vieiras médias sem o coral
  • 300ml de creme de Leite Fresco
  • Raspas de 1 limão Siciliano
  • 2 CS de Ciboulette (cebolinha francesa) picada
  • 2 CS de Manteiga
  • 2 dente de alho laminado
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto (não é cominho!)
  • 2 CS de Azeite de Oliva e mais o suficiente para grelhar.

PREPARO
O Molho!

Em uma panela coloque a manteiga e adicione as raspas do limão siciliano. Refogue rapidamente por 2 minutos. Adicione o creme de leite e o cream cheese e envolva até que o molho esteja homogêneo. Com a ajuda de uma peneira, passe o molho para que as raspas sejam retiradas. Com o molho peneirado, prove e corrija o sal caso seja necessário. Lembre-se de que a água do macarrão possui sal e os camarões e as vieiras também. Adicione a ciboulette picada e reserve.

 

Os Camarões e as Vieiras!

 

Tempere os camarões limpos e eviscerados com sal, pimenta do reino, alho laminado e azeite de oliva e reserve. Tempere as vieiras com sal e pimenta do reino. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo e deixe que esteja extremamente quente. Adicione um fio de azeite de oliva grelhe as vieiras por 2 minutos de cada lado e reserve. Retire os camarões da marinada e grelhe-os em uma frigideira antiaderente por 3 minutos de cada lado.

 

A Massa!

Cozinhe a massa seguindo as orientações da embalagem deixando ela al dente.
MONTAGEM
Em um prato fundo, coloque um pouco do molho. Passe o macarrão já cozido no restante do molho e com a ajuda de um garfo grande coloque o macarrão no centro do prato. Disponha as vieiras e os camarões grelhados. Decore com umas folhinhas de manjericão e então é só servir!

Rendimento: 2 pessoas

Tempo de preparo: Aproximadamente 1h

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*