Coxinha Vegana

Coxinha Vegana

Se você é daqueles que perguntam para vegetarianos e veganos o que eles comem “além de salada”, saiba que existe até coxinha feita sem produtos de origem animal.

coxinha vegana
Divulgação.

Em São Paulo, por exemplo, neste fim de semana (07), vai acontecer a ‘2º Festival Colaborativo da Coxinha Vegana’.  E não adianta torcer o nariz para os recheios de carne ou calabresa de soja, jaca, berinjela e abobrinha antes de provar.

E para saciar a sua vontade, apresentamos a receita da ‘Coxinha Vegana de Legumes’.

 

 

Ingredientes

– Óleo para fritar

Ingredientes para a Massa

  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de caldo de legumes
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • Sal a gosto

Ingredientes para Empanar

  • 1 recipiente com farinha de trigo
  • 1 recipiente com caldo de legumes
  • 1 recipiente com farinha de mandioca fina

Para o recheio
– Legumes e verduras à sua escolha (na receita original foram utilizados cebola, alho poró, cenoura, berinjela, abobrinha, brócolis, couve-flor, pimentão e vagem
– Sal a gosto
– 2 ou 3 colheres (sopa) de farinha de trigo para dar liga

Modo de preparo

Recheio

Refogue os legumes e verduras bem picadinhos. Tempere o refogado com sal. Adicione a farinha de trigo para dar liga. Reserve.

Massa e corpo da coxinha

Junte o azeite de oliva e o caldo de legumes em uma panela. Quando estiver quente, adicione a farinha de trigo e mexa bem enquanto seu braço permitir. Em um momento, vai parecer que não adianta mais mexer, porque aquilo nunca vai desembolar. Calma, porque vai dar tudo certo. Deixe a mistura esfriar. Quando estiver “manuseável”, tire da panela e leve para uma superfície lisa. Sove até a massa ficar bem lisa. Corte a massa em pedaços iguais. Cada um deles se transformará em uma coxinha. Molde primeiro em forma de bolinha. Depois, coloque os polegares no meio da bolinha e comece a moldar na forma de uma cestinha funda – não funciona muito bem deixar redondo e plano. Coloque o recheio dentro da “cestinha”. Puxe as bordas unindo-as e modelando um “biquinho”. Se estiver sem paciência, dá para fazer bolinha mesmo ou no formato de um rissoles. Empane as coxinhas, passando cada uma primeiro pela farinha de trigo, depois pelo caldo de legumes e finalmente na farinha de rosca. E por fim, frite as coxinhas.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*