Aula Cozinhando para Amigos com o chef Caco Marinho.

Confira o que rolou na aula Cozinhando para Amigos

O segundo dia de aula Na Cozinha com o Repórter Gourmet, que aconteceu no Atelier da Perini (Pituba) na sexta-feira (20), foi uma verdadeira sessão de “porn food”. A aula Cozinhando para Amigos foi conduzida pelo chef Caco Marinho do restaurante soteropolitano DOC American Barbecue, que apresentou alguns clássicos da cozinha americana e contou a participação especial da charqueteira Bruna Moreira.

Com quatro receitas fáceis de preparar, o especialista em churrasco americano usou ingredientes e cortes de carnes selecionados. Durante a noite o beer sommelier Nelson Souza bateu um papo com os participantes a cada prato que o chef apresentava. A harmonização foi realizada com as cervejas especiais da Perini.  

Beer sommelier Nelson Souza. Fotos: The Visual Prime.
Beer sommelier Nelson Souza.

Para começar o Caco ensinou a preparar um steak tartar, mas antes o chef deu algumas dicas muito importantes para quem manipula carne, como a maneira correta de afiar uma faca e de cortá-la. O primeiro prato, foi harmonizado com a cerveja alemã Erdinger Urweisse.

A segunda preparação foi um clássico da cozinha americana e bem conhecido na cidade de Nova York, o steak ao modo Peter Luger acompanhado de batatas rústicas. O chef usou um T-bone e ensinou a preparar o corte suculento. Para harmonizar foi escolhida a cerveja Bitburguer Premium Beer.

Para fechar a noite, Caco preparou um Pork Rib Barbecue (costelinha de porco) que acompanhava um Mac and Cheese. Durante a aula, o chef ensinou alguns segredos do churrasco americano, como o preparo do dry rub (mix de especiarias). O Nelson harmonizou o último prato com a cerveja St Bernardus Prior 8.

Na Cozinha com o Repórter Gourmet.
Pork Ribs Barbecue.

Experiência gastronômica
A proposta do curso foi proporcionar uma uma aula divertida, descontraída, com dicas de culinária e com um espaço chamado “Experiência gastronômica”, onde os parceiros do Na Cozinha com o Repórter Gourmet puderam apresentar ações e seus produtos. Assim, os  alunos conheceram as marcas e experimentar novos sabores, além interagirem entre si.

O Buffet Perla Maciel esteve presente nos dois dias do curso com apresentação e finalização de finger foods, além de ser responsável pela cenografia do espaço. Após a aula Cozinhando para Amigos, a chef serviu mini burgers e casquinha de siri apresentado na concha de vieira.  A patisserie Tati Carvalho, da Formiguinha no Tabuleiro, montou uma mesa com mini naked cakes de chocolate com Amarula, Kinder Bueno e de doce de leite com physalis.

Na Cozinha com o Repórter Gourmet.
Chef Perla Macieira.

O espaço ainda contou com parceiros como o café Delta, os chocolates Mendoá, as cervejas da Brasil Kirin e as novidades da Queensberry, que são todos comercializados nas lojas da rede Perini, apoiadora do Na Cozinha com o Repórter Gourmet.

Mais que uma aula

Comida conecta todo mundo. Este é o mote do site Repórter Gourmet que acredita que através de ações como o curso Na Cozinha com o Repórter Gourmet é possível interligar pessoas, chefs, produtores e ingredientes. “Todos conectados e cumprindo um dos propósitos do site, que é democratizar a gastronomia”, ressalta a realizadora do projeto, a jornalista gastronômica Gabrielle Ferreira. A editora chefe do site ainda afirma que iniciativas como esta aquecem o mercado local, favorecem uma cadeia produtiva, e principalmente, proporciona acesso a novas experiências aos soteropolitanos de forma única e divertida.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*