Começou Festival LEM Gastronomia

Começou Festival LEM Gastronomia

Chef Alício Charoth. Foto: Repórter Gourmet

Primeiro dia de evento contou com mais de 20 atividades, entre taçada de Goiás, aula de sushi, oficina de alimentação sem glúten, apreciação de cafés especiais e pratos gourmet com ingredientes regionais

Primeiro dia de Festival já começou com diversas atividades. Foram 20 ao total com chefs vindos de outros estados e da região. Todos os quatros dias de evento, que seguirão até domingo (04) vão acontecer no Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida, em Luís Eduardo Magalhães.

O público teve a oportunidade interagir com os chefs vindos de outros estados e degustar pratos, como o Leitão à Mimoso do chef Alício Charoth (Salvador) e a taçada preparada pelo chef Gilmar Borges (Goiás), no espaço cozinha do interior.

Chef Gilmar Borges - Foto Gabrielle Ferreira
Chef Gilmar Borges. Foto: Repórter Gourmet.

Quem visitou o Festival, neste primeiro dia, pode participar aula de sushi, oficina de alimentação sem glúten, apreciação de cafés especiais, defumação de alimentos, tendo a possibilidades apreender a preparar pratos gourmet com os produtos da própria cidade. Para a chef Rosa Gonçalves, realizadora do LEM Gastronomia, o Festival tem a proposta de valorizar a gastronomia de raiz, os ingredientes regionais e a produção familiar.

Oficina técnica de sushi. Foto: Repórter Gourmet.

Nesta edição os organizadores prepararam um desafio para os participantes do evento. Todos os chefs e profissionais da área devem utilizar no mínimo 80% de ingredientes produzidos na região para compor as suas receitas. O desafio é uma forma de incentivar e agregar valor aos produtos  regionais de Luís Eduardo Magalhães, como castanha de baru,  pequi, pescados e produtos defumados, salames, queijo colonial, além das hortaliças, frutas e verduras.

“Reunimos umas das maiores riquezas do município: a gastronomia de raiz, a agricultura familiar, a produção de alimento, os projetos de economia solidária, além das manifestações culturais. Todos juntos, em um único lugar. O Festival integra a comunidade e este ano ele está ainda mais fortalecido. Por isso,  ampliamos o número de aulas e tachadas que serão feitas por pessoas da cidade e chefs vindos de outros estados, tendo mais de 60 atividades gratuitas disponíveis”, ressalta Rosa.

Chef Rosa Gonçalves. Foto: Repórter Gourmet.

EVENTO

II Festival LEM Gastronomia

Data: 01 a 04 de outubro de 2015

Local: Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida, em Luís Eduardo Magalhães

A inscrição são gratuitas e devem ser realizadas no site do próprio Festival: www.festivallemgastronomia.com.br.

Acesse nossas redes sociais

Facebook: festivallemgastronomia

Instagram: @lemgastronomia

Flickr: www.flickr.com/lemgastronomia

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*