Chef Edinho Engel confirma participação em II Festival LEM Gastronomia

Chef Edinho Engel confirma participação em II Festival LEM Gastronomia

Chef Edinho Engel preparando prato na primeira edição do Festival. Foto: Divulgação.

Convidado irá explorar os ingredientes regionais ao apresentar pratos gourmet em Luís Eduardo Magalhães

Grande nome da gastronomia brasileira, chef Edinho Engel, proprietário do restaurante Manacá, no litoral paulista e do Amado, em Salvador, acaba de confirmar presença no II Festival LEM Gastronomia.  O evento do encontro das cozinhas brasileiras, acontecerá entre os dias 01 e 04 de outubro, no Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida, em Luís Eduardo Magalhães.

O chef afirma ser grande a expectativa de participar pelo segundo ano e elogiou a iniciativa do evento. “Precisamos de Festivais como este na Bahia. Gostei muito do evento e principalmente da mobilização da comunidade local ao interagirem. Foi enriquecedor conhecer os produtos da agricultura familiar local, a produção de embutidos e defumados da região e a da associação de catadoras de sementes da região”, ressalta o chef ao informar que introduziu em suas receitas os ingredientes regionais como a farinha de jatobá e a poupa de buriti, ambos produzidos pela Associação Caliandra – catadoras de sementes.

produtos regionais
Mesa com ingredientes regionais como, tamarindo, castanha de barú, licor de pequi, buriti e outros. Foto: Divulgação.

 

Ainda não foi definido os pratos que o chef apresentará durante o evento. Contudo ele irá usar ingredientes locais como o buriti, a castanha de barú (típico do cerrado brasileiro) e um peixe local. Na primeira edição, o Edinho preparou um saboroso Papillote de Pirarucu.

Papilote de Pirarucu preparada pelo chef Edinho Engel. Foto: Divulgação.
Papilote de Pirarucu preparada pelo chef Edinho Engel. Foto: Divulgação.

O Festival contará com aulas-show ministradas por convidados, chefs e profissionais da área, tendo oficinas gastronômicas e rodas de conversas temáticas abertas ao público. O espaço terá com feira-expositiva de produtos alimentícios e de equipamentos para bares, restaurantes e hotéis, feira de produtos da agricultura familiar e da rede de economia solidária. Além das apresentações de grupos culturais nativistas gaúchos e nordestinos, o II Festival LEM Gastronomia, ainda contará com área de lazer infantil e uma tenda de shows, que irão compor o cenário do evento.

Missão do Festival

Este ano os chefs terão uma missão ao apresentarem seus pratos, deverão utilizar no mínimo 80% de ingredientes produzidos na região para compor as suas receitas. “A utilização dos insumos locais nas aulas-show e oficinas, pelos chefs é visto como um grande incentivo a gastronomia regional”, afirma o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, ao perceber o Festival como um grande evento que interliga todos os setores de serviço e restaurantes da cidade.

O Festival é uma realização da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, da Escola de Culinária Rosa Gonçalves e movimentará a economia do município de Luís Eduardo Magalhães e mobilizará 50% dos piscicultores da cidade. Serão 08 associações e cooperativas de agricultura familiar que participarão do evento com a expectativa de alcançar 12 mil visitantes.

Chef Rosa Gonçalves
Chef Rosa Gonçalves. Foto: Divulgação.

Sobre a chef Rosa Gonçalves

A coordenação da segunda edição do Festival é de responsabilidade da chef Rosa Gonçalves, através da Escola de Culinária e Buffet, que leva o seu nome. Com formação pelo Senac – Bahia, onde atuou como instrutora de gastronomia na unidade do Pelourinho, em Salvador, ela atualmente realiza o projeto “Raízes Gastronômicas da Bahia”, que tem o objetivo de pesquisar e divulgar a gastronomia do estado. Com know-how, a partir dos anos de pesquisa da gastronomia baiana, Rosa participou e realizou o I Festival Gastronômico da Costa do Dendê, em Valença (2013); XIII Festival da Tainha de Barra Grande, em Maraú (2014); I Festival “Feira do Vale do São Francisco”, Juazeiro (2014); I Festival da Gastronomia e Cultura do Oeste da Bahia, em Luís Eduardo Magalhães (2014); I Festival de Gastronomia de São Francisco do Conde, em São Francisco do Conde (2014) e o I Festival Sabores de Itacaré, em Itacaré (2014).

Festival II LEM Gastronomia 

Data: 01 a 04 de outubro de 2015

Local: Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida, em Luís Eduardo Magalhães

Evento gratuito

 

Acesse as redes sociais do Festival

Facebook: festivallemgastronomia

Instagram: @lemgastronomia

Flickr: www.flickr.com/photos/lemgastronomia

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*