Caatinga é tema de Festival gastronômico

Caatinga é tema de Festival gastronômico

 

Um dia, no interior de Sergipe, na cidade de Canindé de São Francisco, localizada a cerca de 200 quilômetros de Aracaju, um jovem garoto resolveu mostrar ao mundo o valor e, principalmente, o sabor que o bioma caatinga tem. Foi então, que Timóteo Domingos, hoje com 18 anos,  criou o Festival Gastrotinga, um evento que reúne a gastronomia e a cultura do sertão.

Para apresentar os sabores diferentes dos ingredientes regionais e os costumes culturais da região, nos dias 23 e 24 de julho, acontece a segunda edição do Festival, com a participação de chefs convidados, vindos de outros regiões do país, para palestrarem e apresentarem um pouco dos seus respectivos trabalhos realizados, como também, para preparem pratos com insumos locais, colhidos na própria caatinga. O evento ainda conta com feira de artesanato e manifestações culturais sertanejas.

IMG_5062_resized
Fruta Gogoia é azedinha e lembra a goiaba verde. Pode ser utilizada na salada ou glaciada para decoraçao de pratos. Foto: Gabrielle Ferreira – Repórter Gourmet.

Vamos comer cacto

Durante o evento, nesta sexta-feira (24), serão apresentados pratos desenvolvidos com ingredientes regionais como, o cacto, a folha de umbuzeiro, a gogoia e outros insumos já bem conhecidos pelo povo sertanejo que vão desde a macaxeira (mandioca), batata doce a carne de bode.

IMG_7456
Timóteo Domingo. Foto: Gabrielle Ferreira – Repórter Gourmet.

Entre os ingredientes inusitados está o cacto, segundo Timoteo, a ideia é mostrar que eles possuem um grande valor gastronômico é uma infinidade de texturas e sabores. “Foram desenvolvidas diversas técnicas que vão desde a colheita dos ingredientes em meio a Caatinga até o preparo e finalização dos pratos tudo para preservar a saúde dos cactos e demais ingredientes, tendo assim, um produto com ótima qualidade sem danificar o meio ambiente”, ressalta o jovem idealizador do Festival.

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*