Brownie de café com calda de caramelo e amendoim

Brownie de café com calda de caramelo e amendoim

Recebi em casa, há um mês aproximadamente,  uma caixa da Melitta com alguns ingredientes. A princípio não entendi bem o que era, mas quando li a cartinha descobri que eles estavam me propondo preparar em casa uma receita deliciosa, que estava babando há algum tempo, após ler meus e-mails – havia recebido da assessoria a receita como sugestão de pauta. Isso é algo muito comum na caixa de e-mail do Repórter Gourmet.

Caixa de ingredientes Melitta. Foto: Repórter Gourmet.
Caixa de ingredientes Melitta. Foto: Repórter Gourmet.

Queria preparar a receita o quanto antes, mas não consegui pois no caminho tinha algumas viagens e ações do Repórter Gourmet, que me fizeram prepará-la poucos dias depois. Mas eu fiz!!!!! E gente, vocês precisam fazer também! Brownie com café e calda de caramelo com amendoim é uma sobremesa divina!

Preciso confessar que a minha receita não saiu 100%, e ainda assim eu e toda a família gostamos muito. Acredito que deveria ter deixado mais tempo o brownie no forno. Então, essa é a minha dica para vocês: mantenha por uns 10 ou 15 minutos a mais, além do indicado na receita.

Segundo um amigo chef, o brownie não ficou no ponto certo pois fornos caseiros são diferentes dos profissionais, eles não atingem a temperatura indicada na receita. Exemplo, se está marcando 180° graus, possivelmente estará com uma temperatura menor. Por isso, ele me indicou deixar o doce por mais tempo no forno.

Outro ponto a mencionar é sobre o brownie é que há amendoim na massa e a calda de caramelo com café é tão deliciosa que você pode usar como base para outras sobremesas ou até mesmo substituir a geléia do dia a dia, caso fique apaixonado como eu. Quando provar vai saber o que estou falando. Mas vamos a receita, qualquer dúvida me perguntem!

Ingredientes
2 xícaras (400 ml) de café Melitta Tradicional
3 xícaras (600 ml) de água morna
200g de manteiga sem sal
Papel-manteiga
2 xícaras (400 ml) de farinha de trigo
3 ½ xícaras (700 ml) de açúcar
2 colheres de sopa (20 g) de chocolate em pó
2 colheres de chá (6 g) de fermento químico em pó
4 xícaras (500 g) de amendoim torrado, sem pele
1 colher de chá (5 g) de sal
1 xícara (200 g) de creme de leite culinário ou creme de leite fresco

Modo de preparo

Comece preparando o extrato de café para as duas receitas (brownie e cobertura), misturando o café em pó e a água morna em recipiente fundo. Deixe repousar por pelo menos uma hora. Então, mexa novamente e passe pelo filtro Melitta, até obter ao menos 350 ml. Use ½ colher de sopa (10 g) de manteiga para untar uma assadeira média (de aproximadamente 34 cm x 24 cm x 3 cm), forre com papel-manteiga, e unte o papel também.

Prepare o brownie misturando a farinha, 2 xícaras (400 ml) de açúcar, o chocolate, o fermento, 170 g de manteiga e 1 xícara (200 ml) do extrato de café. Misture até ficar bem homogêneo. Por último, triture 1 xícara (150 g) do amendoim e misture na massa. Despeje sobre a assadeira forrada com papel manteiga. Asse em forno a 150oC por 25 a 30 minutos. Retire do forno, desenforme sobre uma superfície seca e retire o papel-manteiga com cuidado.

Em uma frigideira funda, em fogo baixo, derreta 1 colher de sopa (20 g) de manteiga com 1 ½ xícara (300 ml) de açúcar e o sal, mexendo até formar um caramelo dourado. Retire a frigideira do fogo e adicione o creme de leite e ¾ de xícara (150 ml) do extrato de café, mexendo com muito cuidado, pois a temperatura do caramelo fará a mistura borbulhar. Volte ao fogo, mexendo constantemente até dissolver o caramelo. Desligue o fogo e misture o amendoim. Espalhe a cobertura sobre o brownie, corte em 12 pedaços e sirva.

Receita da Melitta.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*