cone de pastel em forma de rabo de sereia, com recheio de camarão e siri, refolgados no molho de tomate, azeite doce e catupiry, acompanhados de molho tártaro e pimenta caseira

Botecos apostam em petiscos criativos para concurso

 
Por Brenda Gomes
brenda@reportergourmet.com.br

 A competição que elege os melhores petiscos de botecos está sendo realizada, simultaneamente, em 16 cidades do Brasil, entre elas, Salvador.  É o concurso Comida di Buteco, que ocorre entre 11 de abril e 11 de maio, nos estabelecimentos selecionados pela equipe do evento. Na capital baiana, 31 botecos participam. Entre eles, alguns veteranos como o bar Koisa Nossa e estreantes como o bar Dalí Happy Hour.

A criatividade rola solta entre os participantes do concurso Comida di buteco. O Rabo de Sereia, por exemplo, é a aposta do Jarbas Menezes, dono do bar Dalí Happy Hour, calouro na competição. “A ideia do petisco é minha. Gosto muito de paia, mar e de Dorival Caymmi. Me inspirei nele (em Caymmi) e na sua relação com Itapuã, para criar o Rabo de Sereia.”, conta o dono do bar Dalí Happy Hour, ao site Repórter Gourmet. O petisco é um cone de pastel em forma de rabo de sereia, com recheio de camarão e siri, refolgados no molho de tomate, azeite doce e catupiry, acompanhados de molho tártaro e pimenta caseira. A porção com 6 unidades custa R$ 18 e o boteco está no Dique do Tororó, na Rua José Duarte, nº 71.

 

cone de pastel em forma de rabo de sereia, com recheio de camarão e siri, refolgados no molho de tomate, azeite doce e catupiry, acompanhados de molho tártaro e pimenta caseira
Cone de pastel em forma de rabo de sereia, com recheio de camarão e siri, refolgados no molho de tomate, azeite doce e catupiry, acompanhados de molho tártaro e pimenta caseira. Foto enviada pelo bar Dalí Happy Hour ao site Repórter Gourmet.

 

Até a brazuca, nome da bola oficial da Copa do Mundo de 2014, entra no jogo. Ela é inspiração para a aposta do bar Koisa Nossa, veterano que participou de todas as edições do concurso. Localizado há mais de 30 anos no bairro da Mouraria, na antiga sede do bloco carnavalesco “Os Internacionais”, o bar tem fama pelas lambretas vendidas no estabelecimento. Lambretas à parte, o bar, nessa edição do concurso, pretende driblar a fome dos clientes com o Hexa Bolinho. O petisco é composto por seis pasteis em formato de bola, recheados com polvo, camarão, bacalhau, aratu, siri e salmão, acompanhados por um molho verde e outro amarelo (pimenta e mostarda, respectivamente), que recebeu o nome de canarinho.

 

Pasteis em formato de bola, recheados com polvo, camarão, bacalhau, aratu, siri e salmão, acompanhados por um molho verde e outro amarelo (pimenta e mostarda, respectivamente), que recebeu o nome de canarinho. Foto: divulgação
Pasteis em formato de bola, recheados com polvo, camarão, bacalhau, aratu, siri e salmão, acompanhados por um molho verde e outro amarelo (pimenta e mostarda, respectivamente), que recebeu o nome de canarinho. Foto: divulgação

 

SOBRE O CONCURSO Desde 2000, o Comida di buteco realiza a competição anual que escolhe os melhores petiscos de botecos. Salvador participa da disputa desde 2008. O vencedor do concurso do ano passado foi o bar Dona Eva, em Stella Maris, com o petisco Macaxeira espanhola, uma tortilha de aipim cozido com linguiça. Esse ano, Dona Eva concorre com o Porquinho Brasileiro, que leva carne de porco com queijo coalho, cebola roxa, banana da terra, salada de couve e farofa d´água.

REGRAS Cada boteco cria um tira-gosto para participar. Os petiscos concorrentes não podem se repetir, nem entre os botecos e nem nos 10 anos seguintes. Este ano o tema é livre para instigar a criatividade dos participantes, segundo a organização do concurso.

VOTAÇÃO Público e jurados avaliam quatro critérios: tira-gosto, higiene, atendimento e temperatura da bebida. O peso do júri e do público é de 50% cada. A data do resultado ainda não foi divulgada.

SERVIÇO

O que: Concurso Comida di Buteco

Quando: até 11 de maio

Onde: botecos de Salvador

Vai a algum boteco participante? Marque o @reportergourmet nas suas fotos e postaremos no nosso Instagram com o devido crédito.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*