Boteco no quintal: petiscos e boa proza

Boteco no quintal: petiscos e boa proza

Bar da Eva entrada
Aperitivo – Queijo coalho empanado com Doritos (Desafio Doritos). Fotos: Repórter Gourmet.

A brisa vem do mar, e ele está tão pertinho, que após um dia na praia, o almoço pode ser embaixo de uma imponente mangueira, com a família reunida na mesa ou com os amigos e um copo de cerveja bem gelada. Assim é o sentimento quando se visita o Bar Dona Eva, um local convidativo a relaxar e curtir despretensiosamente momentos de boa proza e comida boa.

Bar da Eva 2
Bar Dona Eva. Foto: Repórter Gourmet.

Foi nesse clima, tirando o retorno da praia e a família, que o Repórter Gourmet conheceu o bar. Com um grupo de apaixonados por botecar, todos reunidos pelo blog Bonecas no Boteco, a tarde foi regada de sabores. Isto porque o Dona Eva está participando o concurso Comida di Buteco e ninguém perdeu tempo com o cardápios em mãos decidindo o que escolher.

Nada de dúvidas, o pedido foi para os dois pratos que concorrem na competição: o queijo coalho empanado com Doritos (Desafio Doritos) e o filé de peixe e de frango crocantes servidos com molhos de tamarindo e maçã (este prato é avaliado pelo público).

bar da eva principal 2
Filé de peixe e de frango crocantes servidos com molhos de tamarindo e maçã – Bar Dona Eva. Foto: Repórter Gourmet.

Discreto na apresentação do prato, mas com grande potencial de sabor, o destaque da tarde ficou por conta do molho de tamarindo e maçã servido com os filezinhos (frango e peixe). Todos na mesa, e olhem que eram 12 pessoas, se pronunciaram com adjetivos lisonjeadores. E sem perder tempo, corri para pegar a receita com o Seu Wagner – proprietário do estabelecimento. Ele ensinou a preparar e explicou que o molho é inspirado nas receitas de chutney. Confira:

Molho de tamarindo e maça

Ingredientes

  • 01 xícara de açúcar mascavo
  • 01 xícara de vinagre
  • 01 xícara de suco concentrado de tamarindo (pode ser poupa)
  • 01 xícara de água
  • 02 cebolas roxas
  • 01 dente de alho
  • 01 Canela em pau
  • 04 Cravos da Índia
  • 01 Pimenta dedo de moça inteira
  • 04 maças raladas
  • Sal

Modo de praparo 

Refogue as duas cebolas com os dentes de alho, em seguida, acrescente o açúcar, vinagre, suco de tamarindo e água. Levar ao fago e quando começar a ferver acrescentar a canela em pau, os cravos, a pimenta dedo de moça inteira e por fim as maças raladas. Cozinhe por 10 minutos.  Sirva em temperatura ambiente.

Molho de tamarindo e maça. Foto: Repórter Gourmet.
Molho de tamarindo e maça. Foto: Repórter Gourmet.

Serviço 

Onde fica? O bar está localizado na rua Gilberto Freyre , na quadra E , lote 04, em Stela Maris. Funciona de quarta a Sábado: 12h às 22h30; Domingo e Feriado: 12h às 19h. Telefone: (71) 3374-4437.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*