Chef Otavia Sommavilla. Foto: Gabrielle Ferreira.

Bolos decorados contam a nossa história

Foto: Gabrielle Ferreira.
Foto: Gabrielle Ferreira.

A apresentação impressiona, e além da técnica de confeitaria, eles são inspirados em nossa história e cultura nacional como festas, danças e costumes. Estes são os bolos preparados pelas chefs Morena Leite e Otávia Sommavilla, ilustrados no livro ‘Doce Brasil Bem Bolado’.

A obra traz 32 receitas totalmente brasileiras, com modo de preparo, de montagem e de decoração, que levam ingredientes bem tupiniquins como goiaba, cachaça, aipim e caju.

Todas as receitas são acompanhadas de uma pesquisa histórica. É o caso do Bolo Frevo, de pitanga, que conta sobre o surgimento desse ritmo carnavalesco. Ou então o Bolo Trancoso, de capim-santo com brigadeiro de capim-santo, que conta a história dessa cidade. Há também o Bolo Flores da Amazônia, que usa ingredientes bem brasileiros, como a castanha-do-pará e o açaí que serve de base para o recheio. E no final do livro, ainda há, dicas e técnicas para quem quer se aventurar no mundo da confeitaria.

bolo_sao_joao_interna_29052012
Bolo São João

Bolo São João

Ingredientes

  • 15 ovos
  • 1,2 kg de açúcar
  • 500 ml de óleo
  • 600 g de farinha de trigo
  • 900 g de fubá
  • 1,2 litro de iogurte integral (6 copos)
  • 570 g de amendoim torrado e moído (sem pele)
  • 60 g de fermento em pó
  • 3 formas redondas com 20 cm de diâmetro (6,5 cm altura)
  • 3 formas redondas com 10 cm de diâmetro (5 cm altura)

Modo de preparo: 

Bater as claras em neve com metade do açúcar, reservar. Bater as gemas, o restante do açúcar, adicionar o óleo. Misturar a farinha e o fubá e agregar a massa aos poucos, alternado com o iogurte. Acrescentar o amendoim, o fermento e por último as claras em neve, mexendo delicadamente. Assar na forma untada com manteiga e farinha, a 180ºC por 45 minutos.

Para o recheio:

Ingredientes: 

1.580 g de leite condensado (4 latas)
200 ml de creme de leite
300 g de amendoim torrado e moído sem pele. 

Modo de preparo:

Juntar em uma panela todos os ingredientes, levar ao fogo baixo e deixar apurar até desgrudar do fundo da panela, mexendo sempre.

Montagem e decoração:

A montagem dos bolos é explicada no capítulo que descreve as técnicas básicas aplicadas a bolos artísitcos. O passo-a-passo mostra com detalhes como cortar a massa, rechear e montar as camadas de maneira que seja possível, depois, dar o formato final desejado. Para a receita simples, cortar o bolo na horizontal, dividindo-o em três fatias e rechear.

Para o bolo decorado, prepare uma receita e meia de pasta americana. Se estiver usando pasta industrializada, siga as orientações de rendimento do fabricante. Cubra-os com pasta americana azul-escuro. Transfira os bolos para uma tábua de 30 cm de diâmetro forrada com pasta azul. Modele o casal caipira, cole no topo do bolo menor. Faça as bandeirinhas abrindo a pasta americana bem fina e recorte-as com a ajuda de um bisturi ou cortador apropriado. Cole nas laterais do bolo com cola de CMC. Usando a técnica dos bolos de andares, também explicada em capítulo especial, monte o bolo. Faça o acabamento com um rolinho fino e comprido de pasta americana colado com cola de CMC.

Livro: Doce Brasil Bem Bolado

Autores: Morena Leite e Otávia Sommavilla

Editora: Bocatto e Gaia

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*