Prato com camarão, polvo, tangerina e castanha-do-pará traz amor, dinheiro e sorte

Prato com camarão, polvo, tangerina e castanha-do-pará traz amor, dinheiro e sorte

No último dia do ano vale tudo, e principalmente, apostar em uma próspera ceia de Réveillon. Muitos acreditam que a ingestão de determinados alimentos como a lentilha, o figo ou a canela trazem bons fluidos para o ano que se inicia.

E para começar 2015 com o pé direito, o chef mineiro, Elói Moreira, preparou uma receita com insumos regionais e, claro, e ingredientes supersticiosos. “Uma boa ceia de réveillon, procura respeitar as superstições das pessoas. Costumo usar ingredientes saudáveis e até mesmo afrodisíacos como lentilhas, uvas verdes, manga, mel, romã, muitas frutas, pratos mais equilibrados, e é claro que não pode faltar algo de canela com maçãs e figos frescos”, explica o chef.

Aprenda a preparar a Caponata de lentilhas com camarão e polvo ao couils de tangerina com castanha-do -pará

Ingredientes

  • 100g de lentilhas
  • 100g de uvas verdes (sem sementes)
  • 100g de minitomate italiano
  • 100g de manga picada
  • 100g de abobrinha italiana picada
  • 120ml de azeite
  • 1 cebola roxa em pétalas
  • 8 castanhas-do-pará
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • 500ml de suco de tangerina
  • 50ml de molho barbecue
  • 500g de polvo
  • salsa e ervas picadas (tomilho e sálvia)
  • 2 camarões VG inteiros com casca

Modo de Preparo
Para o polvo: escolha o polvo mais fresco possível. Dica: quanto mais claro, mais fresco é. Limpe bem para garantir que a areia saiu toda. Dica para amaciar o polvo: coloque dois litros de água, duas folhas de louro e dois ramos de tomilho e leve ao fogo até ferver. Baixe o fogo e coloque o polvo já limpo por aproximadamente uma hora. Desligue o fogo, tampe a panela, e a mantenha por 15 minutos tampada. Retire e escorra bem. Deixe esfriar (a partir dessa preparação você pode fazer inúmeras receitas com o polvo já macio). Outra dica é cozinhá-lo com 50% de água e 50% de vinho tinto seco. Após cozido, coloque-o numa grelha bem quente para torná-lo crocante por fora e macio por dentro. Para atingir o máximo de sabor do polvo, utilize azeite aromático, ervas finas e limão siciliano. Sempre que for cozinhá-lo, já faça uma quantidade generosa, e os mantenha já amaciados no freezer por até seis meses.

Para o coulis de tangerina: Coloque numa panela em fogo baixo o suco de tangerina e deixe reduzir pela metade, até quase formar uma calda. Reserve.
Para os legumes e frutas: Pique a abobrinha italiana em brunoise e reserve. Pique a manga em brunoise e reserve. Parta os minitomates e as uvas ao meio e reserve. Pique as cebolas em pétalas e reserve.

Para as lentilhas: Cozinhe as lentilhas no caldo do polvo por aproximadamente 15 minutos e escorra. Em uma frigideira, salteie-a com azeite, sal e ervas picadas. Reserve. Tempere o camarão com sal e pimenta-do-reino, e o polvo. Pique-os e tempere com sal e pimenta-do-reino. Grelhe-os separadamente em azeite e acrescente um pouco de molho barbecue até dourar. Em outra panela, grelhe a abobrinha com sal e pimenta-do-reino e reserve. Doure a cebola no azeite e reserve.

Montagem: Num aro de inox, coloque em camadas: lentilhas, abobrinha, manga, lentilha, uva, tomate-cereja e finalize com a cebola por cima. Regue com um pouco de azeite por cima. Ao lado, espalhe um fio do coulis de tangerina, coloque o polvo com camarão e as lâminas de castanha-do-pará. Sirva morno ou frio, como salada ou até mesmo como prato principal.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*